O professor de Arte e de Oficina de Texto do Ensino Médio do Colégio Ecel, Tiago Dedoné, desenvolveu, juntamente com os alunos da 1ª série, o Projeto Colcha de Retalhos, instigando debates coletivos e reflexões sobre memória, identidade, cultura, histórias e narrativas que compõem as experiências de vida dos alunos. A atividade, aplicada no final do primeiro semestre deste ano, teve como base o material didático do Sistema Positivo de Ensino, que trata das dimensões humanas.
Segundo ele, a meta foi proporcionar a troca de experiências entre os estudantes para um aprendizado criativo e colaborativo. As respostas foram registradas pelos alunos com ilustrações memoriais, que foram expostas nas instalações do bloco do Ensino Médio. “Cada aluno deixou marcada sua personalidade, as histórias que os impactam na vida, os personagens familiares e momentos especiais, e ao final, cada pedacinho feito individualmente se tornou uma linda colcha de retalhos construída por todos, em uma narrativa pictográfica, feita de maneira artesanal e carregada de significados e subjetividades”.
Cada um dos alunos da turma recebeu um quadradinho de EVA para formar a obra de arte. A colcha foi feita de forma bem delicada e preferiram inserir elementos como fotografias, medalhas, objetos memoriais. “Esta é uma ação pedagógica que instiga uma profunda reflexão sobre a percepção das dimensões humanas. Usamos como metodologia, as Rodas de Diálogos, para tecermos reflexões coletivas sobre as experiências que formam a identidade. Cada um relatou nos diálogos e nas produções as memórias que os transformaram. Alguns preferiram colocar palavras, frases, expectativas e reflexões sobre o passado e a história do tempo presente. Depois, coletivamente, construíram a Colcha de Retalhos como símbolo de cruzamento dos sonhos e sentidos”, destacou o Professor.
Venha conhecer os diferenciais do Colégio ECEL. Matrículas estão abertas. Rua Antônio Sartori, 981. Fone / WhatsApp: (43) 3542-4558 / www.colegioecel.com.br .