O Projeto ‘Chips de Inhame e Espinafre’ do CEEP (Colégio Estadual de Educação Profissional) Ozório Gonçalves Nogueira, de Bandeirantes, desenvolvido por alunos do curso Técnico em Alimentos, foi dos selecionados e participantes da I Feparcit (Feira Paranaense de Ciência e Tecnologia) ocorrida na cidade de Cascavel, oeste do Estado, neste final de semana. O evento foi destinado a estudantes do Ensino Médio e Ensino Técnico de escolas públicas e particulares de todo o país que expuseram trabalhos de iniciação científica e tecnológica. O projeto ‘Chips de Inhame e Espinafre’ participou na Categoria de Ciências Agrárias.
Segundo a diretora do colégio, Márcia Lucila Sauer Augusto, durante três dias, os melhores projetos ficaram em exposição e a participação num grande evento de inovação científica foi gratificante e de muito aprendizado, principalmente para os alunos. “Foi com alegria e orgulho ver os nossos alunos representando o CEEP, nossa cidade, em um evento que é uma vitrine para os trabalhos de iniciação científica. Foram três dias de intensa movimentação e de muito aprendizado, principalmente para os alunos”, comentou.
De acordo com a professora orientadora do projeto, Ana Luiza Guimarães Duque, o projeto ‘Chips de Inhame e Espinafre’ surgiu durante a realização da FETEC (Feira dos Cursos Técnicos) do CEEP Ozório G. Nogueira no ano passado e o intuito foi elaborar e produzir um alimento atrativo para crianças e adolescentes, mas que também serviria como fonte de nutrientes importantes para essa faixa de desenvolvimento. “Desenvolvemos esse projeto para a FETEC do ano passado, que tinha como tema inovação e por isso estimulamos os alunos a pensarem em novos produtos, que fossem inéditos no mercado. Os alunos, João Vitor Domingos, Matheus Emanuel Balarim Montini e Patrick Fernando da Silva, queriam desenvolver algo com espinafre, por ser um vegetal pouco consumido por crianças e adolescentes. Pensaram, inicialmente, em chips de espinafre. Entretanto, eu e a professora Renata Baraldi, aconselhamos a escolher algum vegetal rico em carboidratos para servir como base. A escolha do inhame foi justamente por também não ser comumente consumido por crianças e adolescentes. Depois de algumas pesquisas, foi constatado que o inhame é uma importante fonte de carboidratos complexos e o espinafre rico em minerais e vitaminas. A junção dos dois alimentos, do purê de inhame e do espinafre escaldado, entre outros ingredientes, foi obtida a massa ideal para a produção do chips”, explicou.
A FEPARCIT – A I Feparcit tem como objetivo estimular a criatividade e resolução de problemas por meio da pesquisa científica, fomentando soluções inovadoras de maneira a promover o surgimento de futuros pesquisadores e empreendedores. A feira foi realizada por alunos e professores de Nível Médio e Técnico de Instituições Públicas e Privadas do Estado do Paraná. O evento também contou com parceria da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Município de Cascavel) em duas modalidades: a primeira para estudantes com idades entre 14 e 21 anos matriculados no ensino médio regular e educação profissional integrada; a segunda categoria foi destinada a estudantes matriculados na educação profissional subsequente e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) com idade igual ou superior a 17 anos.