A forma correta de lavar as mãos, de usar a máscara e outras orientações de proteção é constantemente pauta nos debates entre professores e alunos do Colégio ECEL. Este “novo normal”, precisa ser apresentado aos alunos para que ampliem a conscientização sobre a importância das ferramentas e iniciativas de proteção, frente a pandemia do Coronavírus que se alastra. De forma lúdica, os alunos estão tendo acessos aos dados e conversando sobre a realidade situacional, suas percepções e expectativas.
Uma das iniciativas realizadas esta semana foi a aplicação de um projeto pedagógico, na turma de quinto ano (Ensino Fundamental I), sob orientação da Professora Lilian Cristina Campanelli Ribeiro. Com o tema: “Projeto Covid19 / Usar a máscara salva”, a ação foi realizada durante a disciplina de Língua Portuguesa. Eles cantaram, gravaram vídeos – inclusive usando o aplicativo tic-toc -, realizaram simulações de uso da máscara. Um dos principais pontos positivos desta atividade foi a forma dialógica e humanizada que a professora empregou na aplicação, possibilitando que os alunos interagissem com dados, informações, trocassem experiências e sensações. A mediação, da Professora, foi fundamental para ampliar orientação.
O Colégio ECEL é uma das maiores referências educacionais da região. A instituição, que há 31 anos atua na promoção da educação transformadora, é conveniada ao Sistema Positivo de Ensino há 26 anos. A instituição também é parceira da Universidade de Cambridge, da Inglaterra, através do PES – Language Program e com apoio do Sistema Positivo de Ensino. O projeto prepara os alunos durante todo o Ensino Infantil e Fundamental, com carga horária ampliada em ensino de Inglês e um teste de proficiência, no final do nono ano, diretamente com representantes da Universidade inglesa. Após, já bilíngues, recebem o título internacional. (Da assessoria)