Objetivo do programa é mostrar as múltiplas áreas de atuação profissional
Conhecer sobre as possibilidades de formação e atuação profissional de diversas áreas é o objetivo do “Projeto Profissões”, realizado, periodicamente, pelo Colégio ECEL – Sistema Positivo, uma das maiores instituições privadas de ensino do Norte Pioneiro do Paraná. A aula expositiva aconteceu nesta sexta-feira, dia 10, e teve como público alvo, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, que preparam-se para escolher as profissões que pretendem estudar na graduação. O debate foi coordenado pelo jornalista e professor Tiago Silvio Dedoné, coordenador do Núcleo de Comunicação e Marketing da instituição e membro da Associação Brasileira de Profissionais e Pesquisadores em Educomunicação – ABPEducom.
Durante o bate papo foi explanado sobre as várias áreas da formação em comunicação, como, por exemplo: o Jornalismo, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Marketing, Relações Públicas, Comunicação Institucional e a Educomunicação, abordando os desafios, áreas de pesquisas e espaços no mercado de trabalho. Mas na apresentação da Educomunicação como projeto de intervenção educativa o bate papo intensificou-se, inclusive, com proposições dos próprios alunos sobre o tema para a instituição. A criação de Podcast, o fomento da Rádio Escola, a criação do Jornal, a mobilização de workshos e exposições fotográficas; o fomento de projetos de audiovisual e a criação de e-books digitais com produções literárias dos próprios alunos (como, poesias, crônicas, contos) foram algumas das idéias sugeridas durante o encontro. Sob coordenação da diretora geral do Colégio, Joelma Almeida, e da coordenadora do Ensino Médio, Angela Balestero, o Projeto Profissões possibilita aos alunos conhecer um pouco mais da realidade situacional, de produção e de espaço no mercado de trabalho.
O Colégio ECEL – Sistema Positivo é uma instituição de ensino bilíngue, com parceria com a Universidade de Cambridg, da Inglaterra, através do programa Positivo English Solution (PES). “Vamos aproveitar o projeto do PES para que também possam ser pautadas e produzidas, pelos próprios alunos, ferramentas de comunicação demonstrando estas ampliações de conhecimentos da língua inglesa. Esse é um projeto incrível. E podemos mobilizar atividades educomunicativas para socializar informações de forma atrativa sobre o tema e com resultados afirmativos”, enalteceu o professor.