Trilha Jovem Iguassu, apoiado pela Itaipu Binacional, foi um dos oito projetos contemplados no Paraná para receber, em 2024, recursos do Programa Criança Esperança, uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Trilha é desenvolvido pelo Instituto Polo Iguassu e tem como foco formar e preparar jovens de 16 a 24 anos para o mercado de trabalho.
Esta é a segunda vez que o Trilha Jovem é escolhido pelo Criança Esperança – a primeira foi em 2018. Para a coordenadora-geral do Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, esse reconhecimento é um orgulho. “O apoio vem referendar todos esses anos de trabalho e dedicação de toda a equipe do instituto”.
O projeto vai receber R$ 200 mil para investir em computadores e notebooks. Os equipamentos serão utilizados nas ações desenvolvidas com os “trilheiros(as)”, como são chamados(as) os(as) adolescentes e jovens que participam do programa de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho.
Por meio de convênio, a Itaipu Binacional apoia o Trilha Jovem desde 2006. Neste mês de agosto, a parceria foi renovada por mais três anos. Para o novo período está previsto o atendimento de 540 jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. O objetivo do programa é ampliar a inserção, a permanência e a ascensão profissional dos(s) trilheiros(as) no setor de turismo e áreas afins na cidade.
SELEÇÃO – Para ser selecionado (a) no programa, o (a) jovem precisa ter renda familiar de até três salários-mínimos, estar com o ensino médio concluído ou em andamento na rede pública. A metodologia do projeto é multidisciplinar e soma o desenvolvimento das competências profissionais básicas ao conhecimento efetivo, alcançado por experiências vividas na prática.
Por meio dos projetos que apoia, a Itaipu atende, atualmente, a mais de 4 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de lazer, esporte, cultura, reforço escolar e capacitação profissional.
ALINHADA ÀS NOVAS DIRETRIZES – Segundo a assessora de Responsabilidade Social de Itaipu, Fiorinda Pezzatto, a empresa está alinhada às novas diretrizes do Governo Federal, que está priorizando em suas ações públicas pessoas e situações de maior vulnerabilidade, especialmente mulheres, crianças e adolescentes. “Há uma preocupação em dar instrumentos para que as pessoas tenham seus direitos garantidos e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional”.
Segundo ela, “apoiar iniciativas como o Trilha Jovem Iguassu é um meio eficiente de a empresa chegar ao público-alvo com resultados práticos”.
Além da Itaipu Binacional, o Trilha Jovem Iguassu é apoiado localmente pela campanha Nota Paraná, Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), Grupo Dreams, Wish Foz do Iguaçu e Sicoob Três Fronteiras. Desde 2006, o projeto formou e inseriu no mercado de trabalho cerca de 2 mil trilheiros (as), como é caso do gerente-geral do Complexo Turístico Itaipu, Yuri Benites.
Para ele, “a vida se divide entre o antes e depois do projeto”, que abriu sua mente e o motivou a ocupar espaços que até então pareciam inalcançáveis. Foi por meio do Trilha que Benites conquistou sua primeira oportunidade de estágio e emprego. Hoje, ele é uma referência para os (as) participantes do programa. (Assessoria)