
A campanha de arrecadação de celulares smartphones a serem doados para alunos da rede pública que têm dificuldade de acesso às plataformas de vídeo-aula e somente acompanhavam as aulas pelo material impresso, ganhou notoriedade na semana passada durante o Jornal Nacional, pela Rede Globo. A ideia da campanha partiu da chefe do NRE/Cornélio Procópio, Ana Paula Tavella Machado, que é bandeirantense, quando logo após o início da pandemia da Covid-19 e com o isolamento social, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas, a ação sempre foi com o objetivo de incluir os alunos e oferecer-lhes acesso a todas as ferramentas disponíveis no Aula Paraná.
A iniciativa da chefe do NRE/Cornélio Procópio tomou ‘corpo’ e desde a suspensão das atividades presenciais, professores de várias regiões do país se mobilizam para evitar que os alunos desistam de estudar. Eles têm feito de tudo. Estão se reinventando, compartilhando ideias e projetos. No Paraná, esse esforço virou lição de solidariedade. “O celular faz com que o aluno hoje tenha atividade diária. O ideal seria para todos, mas hoje nós já estamos com 165 aparelhos entregues”, conta Ana Paula.

Nas redes sociais, o compartilhamento da notícia foi motivo de orgulho para os bandeirantenses e também para o Governo do Estado. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, mencionou que “As boas iniciativas na nossa rede de educação, sempre precisam ser incentivadas! A ideia da professora Ana Paula, é um dos bons exemplos, por meio da doação de celulares usados para alunos sem condições de comprar, criou uma corrente de boa ação. A #educação também é inclusão, além do Aula Paraná, o Governo do Estado disponibiliza internet para alunos de baixa renda e material impresso para os alunos que não têm nenhum acesso. As aulas são fundamentais para manter os alunos conectados a escola neste período de pandemia. #paraná #educação”.
Ana Paula, por meio da rede social agradeceu: “Venho agradecer a todos, que compartilharam a reportagem, parabenizaram . No primeiro dia que iniciei meu trabalho no NRE/Cornélio Procópio, em reunião disse da minha missão: despertar nos nossos alunos a certeza de que o estudo, o conhecimento, mudou a minha vida e poderia mudar a de cada um. Diminuir a distância entre todos, seria um objetivo, difícil, mas tentaria .Veio em 2020, a pandemia. Se falava e fala em empatia. Procurei então colocar em prática está palavra linda. Iniciamos, então, nossa ação ‘Toque seu Coração’. A ideia é simples, mas encontrei pessoas fantásticas que me apoiaram e acreditaram. Agradeço ao secretário Renato, aos diretores (Adriana e Roni) ao coordenador Claus, ao chefe da Casa Civil Guto Silva, Governador Ratinho Jr, por permitirem que projetos como este fossem colocados em prática. Agradeço de coração minha equipe: diretores, professores, funcionários e em especial a equipe do NRE, assistente Mayra. Não posso esquecer a imprensa, rádio, TV( RPC ) que alavancaram nossa arrecadação. Enfim, hoje são muitos os colaboradores. Juntos, faremos a diferença. E levaremos de Bandeirantes/Cornélio e Paraná ainda muitas vezes eu creio. Nada é mais gratificante do que ouvir do aluno que recebe o aparelho, ‘DEUS ABENÇOE’. A Ele a Honra e Glória”.