Por Regiane Romão
O deputado federal Boca Aberta e o deputado estadual Boca Aberta Júnior apresentaram o projeto de lei federal nº 2135/2019 e do projeto de lei estadual nº 205/2019, respectivamente, que têm como objetivo tornar obrigatório que o governo estadual e municipal forneçam, além das consultas oftalmológicas para alunos das redes de ensino, a compra dos óculos oftalmológicos, caso seja necessário.
Para os parlamentares, o objetivo do projeto é auxiliar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com os custos de uma consulta, para depois com a compra dos óculos. Eles também explicaram que o diagnóstico precoce de problemas de visão possibilita a correção ou controle, garantindo que o rendimento das crianças e adolescentes em idade escolar não seja comprometido.
PROBLEMAS DE VISÃO – Quais são os sinais de problemas de visão em crianças? Independente da idade da criança, todos os sinais descritos abaixo podem representar alterações de saúde ocular. São eles: Aproximação muito grande frente a televisão ou chegar muito perto de um livro para visualização; Inclinar a cabeça ou fechar os olhos para ver melhor; Coçar os olhos com muita frequência; Apresentar muita sensibilidade à luz ou lacrimejar demasiadamente; Perder-se com facilidade na leitura; Reclamar de dor de cabeça ou olhos cansados constantemente; Ter dor de cabeça ao ficar exposta a equipamentos eletrônicos; Dificuldade para enxergar a longa distância; Ter um desempenho abaixo do esperado na escola.