Crianças que não conseguem prestar atenção em uma aula, por exemplo, e fazem mil coisas ao mesmo tempo, são aquelas apresentam o lado hiperativo. E existem também aquelas crianças que não conseguem se concentrar em uma atividade por muito tempo e parecem estar sonhando, que é o que chamamos de desatenção. Ambos são sinais para o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), que é uma condição neurobiológica que apresenta sintomas relacionado com a regulação de um determinado conjunto de funções cerebrais e comportamentos relacionados a atenção, concentração, memória, motivação e esforço, aprendizagem a partir dos erros, impulsividade, hiperatividade, organização e habilidades sociais.
“Essa desatenção ou distração e hiperatividade/ impulsividade, são sintomas que acompanham a criança pela vida adulta e podem causar diversas desordens, tanto na vida pessoal quanto acadêmica, por isso necessitam de tratamento e acompanhamento adequado”, comentou a psicóloga Neusa Bolorino , da ProntoClin em Andirá. A especialista destacou que é fundamental os pais prestarem atenção nos sinais para o TDAH e para procurar ajuda profissional.
No caso do padrão de desatenção é importante a observação quanto aos sintomas de: dar atenção aos detalhes; não consegue manter a atenção em tarefas ou atividades de jogo; frequentemente, parece não ouvir quando alguém está falando com ele diretamente; não segue as instruções; perde foco e não consegue organizar tarefas e atividades; é relutante em fazer tarefas que exigem esforço mental durante um longo período de tempo (como trabalho escolar ou dever de casa); se distrai facilmente.
No padrão da hiperatividade/impulsividade é notado a agitação sendo que bate repetidamente e insistentemente as mãos ou os pés, ou se contorce quando sentado; levanta-se de sua posição em que estar sentado é o esperado (inquietude); frequentemente corre ou sobe em locais onde não é apropriado (agitado); é incapaz de jogar ou participar de atividades de lazer silenciosamente; estar em movimento constante, agindo como se estivesse ‘ligado no 220’; fala excessivamente; é comum interromper outras pessoas.
Segundo a psicóloga Neusa, os casos são passíveis de avaliação e acompanhamento. “Todos os sintomas resultantes do TDAH podem ser minimizados e controlados para que a criança tenha uma vida equilibrada e permeada por sucesso acadêmico e um futuro profissional realizador”, destacou.
A psicóloga Neusa Bolorino (CRP 06.57257) atende na ProntoClin em Andirá. Mais informações pelo número (43) 9.8401-0136 ou pelo WhatsApp (21) 9.8025-4869 ou no endereço na Avenida Goiás, 905. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira das 08h às 18h; aos sábados até às 12h.