Ensino Integral

No último dia 04, no Colégio Estadual Huberto Teixeira aconteceu a Feira da Culminância. Com dois anos de experiência nessa abordagem pedagógica inovadora do Ensino Integral, o colégio busca assegurar o desenvolvimento amplo dos estudantes. A carga horária de 45 horas semanais é dedicada a um aprendizado diversificado, dinâmico e interdisciplinar. Nesse contexto, a feira surgiu como o momento culminante desse processo, onde os alunos tiveram a oportunidade de apresentar os resultados de seus aprendizados ao longo do semestre.

A diretora Rosiane Storti, reconhece o desafio inicial enfrentado nessa transição para o ensino tradicional para o integral, mas ressalta que os benefícios para os 120 alunos são amplamente atendidos. “Nossos alunos recebem também uma alimentação completa que vai desde o café da manhã, almoço e café da tarde. Tudo é balanceado, e cuidamos, inclusive, quando algum aluno tem problema de saúde, oferecendo um cardápio apropriado. Visto que muitas famílias estão trabalhando, a escola assume a responsabilidade e tem feito de tudo para cuidar da melhor forma dos alunos”, destacou.

O Ensino Integral visa ainda não somente no aprofundamento do conhecimento, mas também desenvolver habilidades sociais, emocionais e práticas nos alunos. O professor da disciplina de Robótica, José Roberto Oliveira, compartilhou o objetivo de um dos projetos apresentados durante o evento Feira da Culminância. “Dentro da robótica, aprendemos programação, montagem e, principalmente, aproveitamento de sucata, fazendo toda a reutilização de equipamentos eletrônicos que poderiam ser jogados fora. Alguns dos projetos dos alunos são feitos de palitos de sorvete, papelão, etc”.

Para a técnica de Educação em Ensino Integral do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio (NRE/CP), Patrícia Gomes, a relevância da feira é como o ápice das disciplinas eletivas. Segundo ela, este é o momento em que os alunos assumem o protagonismo, apresentando projetos de diversas áreas, que vão desde apresentações de robótica até temas como a conscientização da cultura negra.

A Feira da Culminância também é enaltecida pela aluna Ana Lívia, presidente do Grêmio Estudantil. Ela destaca a relevância dos projetos apresentados durante o evento como uma oportunidade de aprendizado sobre diversos temas. (Por Carla Diniz)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui