Representantes do HCL (Hospital do Câncer de Londrina) participaram nesta segunda-feira (26) da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bandeirantes. O presidente do Legislativo, Daniel Gustavo Silva, conduziu os trabalhos iniciais da ordem do dia, e em seguida convidou a coordenadora de Voluntariado e Captação de Recursos do HCL, Iracema Fabian, para expor as estatísticas, principalmente de pacientes procedentes de Bandeirantes, além de solicitar apoio de recursos financeiros para auxiliar no atendimento aos pacientes em tratamento.
Os dados apresentados de bandeirantenses que são atendidos pelo HCL, foram levantados somente no período de janeiro a julho deste ano, num total de geral de 9.720 atendimentos, que inclui: atendimento médico internado, cirurgias, consultas médicas, enfermagem, exames, internações, multidisciplinares, pacientes dia, quimioterapia, radioterapia. “O hospital atende basicamente pessoas pelo SUS, mas não fechamos as portas para nenhum paciente, pois quando procuram o HC já chegam com o diagnóstico, e com ou sem verba, fazemos o tratamento, e o custo financeiro é alto. O paciente com câncer tem pressa porque está num momento difícil, está desnorteado, e precisam confiar em alguém que se preocupa com a sua saúde, com seu tratamento, com a sua cura. e não é fácil dar assistência sem recursos necessários para isso, por isso viemos pedir o apoio de Bandeirantes”, argumentou e relatou que mensalmente o hospital possui déficit em torno de R$ 1 milhão.
Após explanações da representante do HCL, os vereadores deram continuidade aos trabalhos em pauta com apresentação e discussão dos projetos e requerimentos, dentre eles o que solicita ao Poder Executivo repasse mensal de subvenção financeira. O requerimento 123/2019 de autoria dos vereadores Sonia Regina Zambone, Luis Gustavo Onofre, José Carlos Martins, José Fernandes da Silva e Tatiani Sabaini Azevedo, foi aprovado por unanimidade.
O conselheiro e voluntário do HCL, subtenente Haroldo Cesar da Silva, e o diretor de marketing do HCL Fábio Maneiro, também participaram da sessão da Câmara.