A cidade de Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, poderá pavimentar 8,2 quilômetros da estrada Pedra do Índio e também recebeu autorização para indicar agroindústrias locais, que tenham certificado de inspeção sanitária municipal, para que possam vender seus produtos em todo o território paranaense. Os convênios das duas ações foram assinados nesta terça-feira, 30, na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, em Curitiba.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) acompanhou o prefeito João Carlos Bonatto (PSB) na agenda e destacou a importância das duas iniciativas. “São duas grandes conquistas que estamos levando para a população de Ribeirão Claro e que são fruto da sensibilidade do Governo do Estado. A pavimentação melhora as condições de tráfego para quem vive na área rural e estimula o turismo. A abertura do mercado paranaense para as pequenas agroindústrias da cidade significa desenvolvimento econômico, mais emprego e renda”, destacou.
A pavimentação da estrada Pedra do Índio vai receber um investimento de R$ 10,4 milhões. Os recursos foram liberados pelo secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. “É uma obra importante, que vai viabilizar as atividades da agricultura e reforçar o acesso de turistas à região da Angra Doce”, disse Ortigara, acrescentando que a orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) é sempre dar suporte aos municípios do interior.
O secretário também salientou a adesão do município de Ribeirão Claro ao Susaf-Pr (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Com o convênio, o Estado reconhece o trabalho realizado pelo serviço local de inspeção sanitária. “A partir de agora, pequenas agroindústrias, que só podiam comercializar seus produtos no município, vão acessar o mercado de todo o Paraná”, explicou.
O prefeito Bonato agradeceu o governador Ratinho Junior, os secretários Norberto Ortigara e Beto Preto (Saúde) e também reconheceu o trabalho do deputado Romanelli para viabilizar as novas conquistas do município. “É um ato histórico para o nosso município. Essas iniciativas vão contribuir com a produção rural, com a educação e com o desenvolvimento do turismo. É uma soma de esforços que vai incentivar a economia da cidade e permitir que pequenos produtores para tenham condições de crescer e gerar emprego”, afirmou.
A assinatura dos convênios foi acompanhada pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, pelo presidente da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir Martins, e pela vice-prefeita de Ribeirão Claro, Ana Maria Baggio Molini.