A partir das 09h deste sábado (24), quem ainda não se vacinou contra a Influenza pode procurar a Unidade Saúde da Família José Antônio de Moraes

Regiane Romão

Acontece neste sábado,24, a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe). Serão vacinados a população em geral, a partir dos seis meses de vida. Para a vacinação é necessário levar o cartão SUS, carteira de vacinação e documento pessoal.

Caso tenha tomado a vacina contra a covid-19 é preciso esperar pelo menos 15 dias. O horário da vacinação é das 09h às 14h, local Unidade Saúde da Família José Antônio de Moraes.

O QUE É INFLUENZA? – A Influenza ou gripe é uma doença viral, aguda do aparelho respiratório, que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Geralmente benigna e autolimitada, pode em alguns casos apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito em casos extremos.

QUAIS OS SINTOMAS DA GRIPE? – O início da doença, é em geral súbito com febre alta (temperatura acima de 37,8) e tosse. Em seguida podem surgir dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, mal-estar intenso, e tosse seca. Diarreia e vômitos podem aparecer em crianças. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros se mantêm em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos podem apresentar complicações graves, como pneumonia, podendo necessitar de internação hospitalar.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRIPE E RESFRIADO? – Gripe e resfriado são doenças distintas, como os sintomas são muito semelhantes as pessoas tendem a achar que são a mesma doença. Ambos são causados por vírus, porém de tipos diferentes, a Gripe é causada pelos vírus da família Influenza, já o Resfriado, é causado por vírus diferentes como o Rinovírus, os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório que geralmente acomete crianças.

O resfriado é uma doença mais branda, com sintomas mais leves, a febre é menos comum e, quando presente, as temperaturas são baixas, o paciente costuma apresentar, coriza, espirros, congestão nasal, tosse, dor no corpo e dor de garganta leve, mas encontra-se mais ou menos bem-disposto, apenas incomodado com estes sintomas. As complicações não são comuns.

A gripe é uma infecção mais grave e na prática costuma-se dizer que a Gripe costuma “derrubar” a pessoa, podendo deixá-la de cama sem a menor condição de exercer suas atividades habituais e de sair de casa para estudar ou trabalhar.

COMO SE TRANSMITE? – De forma direta por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada, ao espirrar, tossir ou falar, ou por meio indireto pelas mãos que após contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado podem carrear o vírus diretamente para a boca, nariz e olhos.

COMO SE PREVENIR DA GRIPE? – Medidas gerais de prevenção são úteis e não devem ser esquecidas, são elas: Lavar e higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento; Utilizar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados. Evitar aglomerações e ambientes fechados; Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; Ter hábitos saudáveis, com alimentação balanceada e ingestão de líquidos em abundância.

A vacinação anual contra influenza para grupos-alvos é a principal medida de prevenção, sendo recomendada pelo Ministério da Saúde com o apoio de diversas sociedades e entidades médicas. Ela está indicada mesmo para aqueles que receberam a vacina na temporada anterior, pois se observa queda progressiva na quantidade de anticorpos protetores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui