O local terá capacidade para atender 800 detentos

Por Regiane Romão

O prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Calixto Fraiz falou com a equipe de jornalismo da Folha do Norte Paranaense sobre a polêmica construção de um presídio de segurança máxima no município.

De acordo com o prefeito Dartagnan não é verdade que a população está contrária a construção. “Sei que há um movimento na cidade onde algumas pessoas são contrárias à construção, porém, a maioria da população nos apoia. Disso eu tenho certeza”, afirmou o chefe do Poder Executivo.

Até a data da entrevista, o prefeito disse que já haviam sido realizadas duas votações na Câmara de Vereadores para saber se seria aprovada ou não a doação do terreno para a construção. Nas duas votações, como ressaltou Dartagnan, os vereadores foram unânimes em aprovar a doação. “Caso seja realmente construída a penitenciária serão gerados aproximadamente 200 empregos diretos, serão 160 agentes penitenciários com um salário de R$ 5 mil, e todas essas pessoas terão que morar no município e dessa forma impulsionar a economia”, comentou.

Dartagnan garantiu que antes de aceitar a proposta para a construção do presídio ele conversou com diversos prefeitos que têm cárceres semelhantes em seus municípios e que nenhum deles reclamou ou disse ser contrário à implantação de tal obra. “O maior medo da população é em relação as fugas, porém as fugas e rebeliões são muito mais comuns em cadeias comuns que abrigam os presos do que em presídios, onde a segurança é máxima”, considerou.

Caso seja construída, a penitenciária de Ribeirão do Pinhal receberá presos da região. “A população pensa que se for construída a penitenciária aqui vamos receber os bandidos de alta periculosidade, porém, isso não vai acontecer, não receberemos, por exemplo, o Fernandinho Beira Mar. Serão os detentos da região, já que as cadeias estão sendo desativadas”, argumentou.

A previsão, conforme o chefe do Poder Executivo explica, é de que a licitação seja realizada no segundo semestre e o início da construção aconteça ainda esse ano. “O recurso será repassado para o município pelo governo do Estado, porém a verba é federal. O valor da obra é de aproximadamente R$ 50 milhões. A contrapartida do município é a doação do terreno”, esclareceu e comentou que a penitenciária é considerada muito moderna pelos seus idealizadores, e em todo o país serão construídas apenas três. “O local terá capacidade para abrigar 800 presos. É uma penitenciária de porte médio, de segurança máxima que não receberá faccionados, ou seja, membros de facções criminosas”, ressaltou.

Uma grande preocupação da população é o fato de que familiares dos presos possam vir para o município e se estabelecerem na cidade para ficar mais perto do ente encarcerado, porém, como explicou o prefeito, como os detentos serão da região, os parentes e familiares não terão necessidade de se fixar, e poderão vir, visitar e voltar para a sua cidade de origem. “As pessoas podem vir e voltar para as suas casas no mesmo dia, porém, a sociedade não se deve julgar a família pelo erro de um membro”, lembrou.

Para o prefeito, a vinda de um presídio para o município é muito boa. “Teremos mais pessoas empregadas, que precisam pagar aluguel, comer, precisarão gastar no nosso comércio, eu acho sim que essa construção trará muitos benefícios para Ribeirão do Pinhal”, considerou e enfatizou que por outro lado, tem circulado entre os órgãos de imprensa da região, algumas informações noticiosas que se dizem contrárias a vinda do presídio.

De acordo com Dartagnan, alguns proprietários rurais que possuem terras próximas ao terreno que será doado pela prefeitura temem pela desvalorização das suas áreas, já que julgam que teriam dificuldade de vende-las propriedades por conta da futura edificação.

Durante a votação na Câmara de Vereadores algumas pessoas se reuniram com cartazes pedindo para que o presídio não seja construído no município.

O projeto de Lei nº 035/2021, do Executivo, prevê a doação de lote de terreno rural, com a área de 48.400 metros quadrados, proprietário Município de Ribeirão do Pinhal, matrícula nº 14.795, autorizando sua doação ao Governo do Estado do Paraná.

O lote rural fica localizado na PR-439, Rodovia Gilberto Freire, próximo ao trevo que liga Ribeirão do Pinhal à Abatiá e Santo Antônio da Platina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui