Programa do governo estadual possibilita ao Paraná criar a maior rede de dados educacionais da América Latina

Valdir Amaral

Mais de mil estudantes e professores de quatro colégios estaduais de Cornélio Procópio serão atendidos pelo programa Infratech. O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participou na quinta-feira (02) passada da entrega de computadores e outros equipamentos de informática aos colégios Dulce de Souza Carvalho, no Distrito de Congonhas; e Vandyr de Almeida; à escola Major João Carlos de Faria e ao CEEBJA.

“Vivemos numa época de mudança de paradigmas. Já não é suficiente para poder atender a demanda e busca-se o novo, que é esse mundo virtual, da comunicação instantânea, por meio de plataformas digitais. Para isso, é preciso dotar as escolas de redes wifi e equipamentos modernos para que os jovens tenham acesso aos conteúdos que estão no mundo digital. Muitos alunos da escola pública não têm recursos necessário para fazer essa aquisição”, disse.

O Infratech, programa do governo estadual, possibilita ao Paraná criar a maior rede de dados educacionais da América Latina. São R$ 65 milhões investidos em tecnologia na educação pública. A Secretaria Estadual de Educação e Esporte vai entregar mais de 10 mil computadores para colégios da rede estadual.

Das 68 escolas do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cornélio Procópio, 14 já receberam os equipamentos. Cada colégio recebeu entre cinco e 20 computadores, conforme as demandas e características de seus laboratórios.

REFORÇO — Romanelli explica que, além dos computadores, as escolas vão receber notebooks, equipamentos de rede sem fio, incluindo switches (dispositivo que conecta todos os aparelhos de uma mesma rede) e pontos de acesso wi-fi (dispositivos de rede que permitem que os dispositivos sem fio se conectem a uma rede cabeada). “Temos que dotar as escolas com todo equipamento de informática necessário, justamente para igualar as oportunidades para todos estudantes do Paraná. Ao mesmo tempo reconhecer o empenho de educadores e educadoras para garantir o aprendizado aos alunos e o andamento do processo pedagógico durante a pandemia”, destaca o deputado.

A chefe do NRE/CP, Eliandra Francielli Bini Jaskiw, explica que além de Cornélio Procópio, o Infratech atende também estudantes e professores de Bandeirantes, Jataizinho, Santa Amélia e São Jerônimo da Serra, que já receberam os equipamentos de informática.

“Em fevereiro entregaremos para as demais escolas e colégios, contemplando as 68 do NRE de Cornélio Procópio, que poderão melhorar seus laboratórios de informática”, confirma a professora.

NOVA ESCOLA — O prefeito Amin Hannouche (PSD) destacou outros investimentos do Estado na Educação em Cornélio Procópio, como a construção do novo colégio William Madi, que entrou em funcionamento há 15 dias e deve ser inaugurado oficialmente em breve pelo governador Ratinho Júnior (PSD). “O Paraná avança mais uma vez, com uma proposta inovadora alinhada às novas necessidades da cidadania e do mercado. Hoje entregamos aos colégios de Cornélio Procópio os computadores do Programa Infratech. Além dos equipamentos, toda a rede, formada por 12 escolas na cidade, receberá equipamentos e pontos de acesso wifi”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui