Bispo da Diocese de Jacarezinho, dom Antônio Braz Benevente, e a equipe de coordenação

No último dia 11 foi realizado, em Joaquim Távora, a transição e posse da nova equipe de coordenação diocesana da Rota do Rosário para o Turismo Religioso. O grupo formado por religiosos, irá conduzir nos próximos anos os trabalhos do projeto de evangelização na Diocese de Jacarezinho e Campos Gerais.

Desde a sua implantação, em 2008, a Rota do Rosário teve a frente, como coordenador, padre Celso Miqueli e, agora em seu lugar, sucede padre Anderson Marchiori, que atua como pároco na cidade de Arapoti. Compondo como membros da nova coordenação diocesana estão os sacerdotes, os padres Claudinei Antônio da Silva, Marcos Paulo Messias e Roberval Muhistedt, e frei Carlos Gonzaga.

Padre Celso Miqueli deixou a coordenação depois de 14 anos, desde a implantação do projeto

Durante solenidade, uma missa foi celebrada pelo bispo de Jacarezinho, dom Antônio Braz Benevente, no Santuário do Santíssimo Nome de Jesus, e em seguida, padre Celso Miqueli entregou a ele pasta com documentos os quais apresentam as reuniões e todas as atividades realizadas da Rota do Rosário, como também constam os registros que retratam e preservam a história percorrida até o momento pelo projeto. Logo após, o bispo repassou os arquivos ao novo coordenador. “A Rota do Rosário é um organismo de comunhão e evangelização. É um grande projeto de desenvolvimento regional”, destacou dom Antônio.

Assumiu a direção dos trabalhos, padre Anderson Marchiori, pároco na cidade de Arapoti

A ROTA – A Rota do Rosário é um projeto que surgiu em 2008 pela iniciativa do bispo emérito dom Fernando José Penteado. Em 18 de outubro daquele mesmo ano, junto com os reitores dos Santuários da Diocese foi inaugurado o Santuário da Mãe Rainha em Jacarezinho. Segundo padre Celso Miqueli, foi durante a homilia que dom Fernando disse: “a Rota do Rosário é como um grande mosaico, onde cada pessoa pode participar; ela é ecumênica e não exclui ninguém. Cada um deve contribuir com o seu brilho, o seu modo de participar para enriquecer toda a comunidade. É um caminho de fé a ser percorrido”. Padre Celso Miqueli ainda reforçou que a Rota do Rosário é projeto de evangelização que une as Igrejas e Santuários. “A Rota contribui para consolidar a Pastoral do Turismo Religioso na Diocese de Jacarezinho, com a missão de acolher, dialogar e evangelizar com ousado ardor missionário”, definiu.

A Rota do Rosário, considerado modelo do turismo religioso, atualmente abrange as regiões turísticas do Norte Pioneiro e dos Campos Gerais, congregando 12 municípios e 15 santuários, além de inúmeros atrativos, equipamentos e serviços turísticos.

Seus 15 santuários são, nos Campos Gerais: Santuário de Nossa Senhora das Brotas (Piraí do Sul/Diocese de Ponta Grossa); Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria (Jaguariaíva); Santuário Igrejinha São João Batista (Arapoti). No Norte Pioneiro: Santuário Eucarístico do Sagrado Coração de Jesus e Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa (Ibaiti); Santuário Divino Espírito Santo (Ribeirão do Pinhal); Santuário São Miguel Arcanjo e Santuário Santa Teresinha do Menino Jesus (Bandeirantes); Santuário Nossa Senhora das Graças (Santo Antônio da Platina); Santuário Mãe e Rainha e Nossa Senhora de Guadalupe (Jacarezinho); Santuário São Vicente Pallotti (Ribeirão Claro); Santuário Santíssimo Nome de Jesus (Joaquim Távora); Santuário Senhor Bom Jesus da Cana Verde (Siqueira Campos); Santuário da Imaculada Conceição Aparecida e Santo Inocêncio Mártir (Tomazina).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui