A Rota dos Destilados do Paraná é uma boa opção para conhecer mais da versatilidade do Turismo Gastronômico do Estado, que envolve tanto comida, quanto bebidas. Única estruturada neste recorte no Paraná, o caminho passa por municípios da região do Vale do Ivaí, valorizando empreendimentos, hospedagens, experiências turísticas, envolvendo produtores modernos e artesanais e dando destaque às diferentes vertentes da destilaria paranaense.

Com quase 150 qilômetros de extensão, o caminho foi traçado e organizado localmente pela Associação de Municípios do Vale do Ivaí Turismo (AMUVITUR). Em seu itinerário estão a Cachaçaria Estância Moretti e a sede da Cachaça Companheira, ambas em Jandaia do Sul; a fábrica do Ivaí Gin, em São João do Ivaí; e a pousada Solar Águas do Ivaí, que conta com uma experiência náutica no município de Borrazópolis.


Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, ressalta que muitos empreendimentos e experiências vêm surgindo no Paraná após a política do Governo do Estado de valorizar o turismo como geração de emprego e renda.

“O turismo é uma fonte de renda que surge da valorização da produção, seja através do setor privado ou dos municípios, com total aproveitamento do que a região tem de melhor a oferecer aos turistas e visitantes. Nos orgulha essa primeira rota estruturada com foco na destilaria paranaense. A iniciativa comprova que além de sermos referência na produção da cachaça, do gin e de outras bebidas, temos também potenciais novos a serem explorados”, disse.

A rota possui um Passaporte Turístico, que serve como guia para os viajantes que decidem explorar o trajeto. O passaporte também fornece descontos e brindes nas experiências, por meio de um sistema de carimbos, que podem ser adquiridos ao visitar os destinos do itinerário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui