A Rota dos Destilados do Paraná é uma boa opção para conhecer mais da versatilidade do Turismo Gastronômico do Estado, que envolve tanto comida, quanto bebidas. Única estruturada neste recorte no Paraná, o caminho passa por municípios da região do Vale do Ivaí, valorizando empreendimentos, hospedagens, experiências turísticas, envolvendo produtores modernos e artesanais e dando destaque às diferentes vertentes da destilaria paranaense.
Com quase 150 qilômetros de extensão, o caminho foi traçado e organizado localmente pela Associação de Municípios do Vale do Ivaí Turismo (AMUVITUR). Em seu itinerário estão a Cachaçaria Estância Moretti e a sede da Cachaça Companheira, ambas em Jandaia do Sul; a fábrica do Ivaí Gin, em São João do Ivaí; e a pousada Solar Águas do Ivaí, que conta com uma experiência náutica no município de Borrazópolis.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, vinculado à secretaria estadual do Turismo, ressalta que muitos empreendimentos e experiências vêm surgindo no Paraná após a política do Governo do Estado de valorizar o turismo como geração de emprego e renda.
“O turismo é uma fonte de renda que surge da valorização da produção, seja através do setor privado ou dos municípios, com total aproveitamento do que a região tem de melhor a oferecer aos turistas e visitantes. Nos orgulha essa primeira rota estruturada com foco na destilaria paranaense. A iniciativa comprova que além de sermos referência na produção da cachaça, do gin e de outras bebidas, temos também potenciais novos a serem explorados”, disse.
A rota possui um Passaporte Turístico, que serve como guia para os viajantes que decidem explorar o trajeto. O passaporte também fornece descontos e brindes nas experiências, por meio de um sistema de carimbos, que podem ser adquiridos ao visitar os destinos do itinerário.