Sábado dia 04, em frente à Casa da Amizade, na Rua São Paulo, 2126, região central de Bandeirantes, aconteceu a Coleta de Lixo Eletrônico. O projeto faz parte das ações socioambientais do clube de serviço e que tem como finalidade destinar corretamente materiais eletroeletrônicos considerados descartáveis, porém que possam ser reutilizáveis. “O objetivo principal é de contribuir com o desenvolvimento sustentável através de atitudes e práticas ecologicamente corretas no que se refere ao recolhimento e destinação do lixo eletrônico e criar uma consciência ecológica junto a população”, comentou a rotariana e gestora da Casa da Amizade, Leonides Araújo ‘Nidinha’.
De acordo com ela, o projeto vem sendo realizado há alguns anos conforme os planejamentos e orientações das governadorias e presidências gestoras que já passaram pela entidade, contudo, a cada ano implementações e ampliações foram desenvolvidas e melhoradas. “Antes não recebíamos pilhas, agora, podem ser descartadas conosco”, comentou a rotariana. Ainda podem ser levados até a Casa da Amizade e descartados aparelhos como computadores, notebooks, caixas de som, mouses, fios e cabos, CD-Rom, baterias, celulares, pilhas, televisores, controles, ar condicionados, geladeiras, fogões, lavadora de roupas, micro-ondas, liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, secadores de cabelo, cafeteiras.
“Todos os anos tem sido um sucesso e um grande volume de descarte. O que tem nos surpreendido muito. E ao mesmo tempo uma satisfação porque são produtos que estamos retirando do meio ambiente, as pessoas não estão poluindo, o que significa que este trabalho está atingindo cada vez mais a conscientização individual e coletiva”, avaliou. Na oportunidade, Nidinha agradeceu o apoio dos companheiros rotarianos, e da parceria com os atiradores do Tiro de Guerra 05-013 e da empresa Green Ocean – Lixo Eletrônico.