Membros do Rotary Club de Bandeirantes e o Rotary E-club Satélite de Bandeirantes Conectado estiveram na manhã desta quinta-feira (03) no Lar São Vicente de Paulo para dar início ao projeto ‘Corona Zero’, campanha nacional ‘Todos pela Saúde – Uma Aliança contra a Covid-19’, visando a prevenção de um dos grupos mais vulneráveis pela doença, a população de idosos que residem nas ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos). Além de Bandeirantes, rotarianos também estiveram nos ‘asilos’ das cidades de Itambaracá e Abatiá.
Segundo o presidente do Rotary Club de Bandeirantes, Armando Meneghel Paiva, o projeto está em curso em todo o país, sendo uma ação que faz parte de uma cruzada para lutar contra o novo Coronavírus. “Os companheiros do Distrito 4710, em seus municípios, entregaram os materiais de testes aos profissionais de saúde dos respectivos lares, onde tanto os internos quanto os colaboradores passam por exames para identificar Covid-19”, disse. O tipo de teste aplicado para diagnosticar o vírus é o RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), que é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. O projeto ‘Corona Zero’ está sendo desenvolvido pelo Rotary Club Internacional em parceria com o Rotary Club Brasil, Fundação Unibanco, Fundação Itaú e Hospital Albert Einstein. O Laboratório Fleury é o responsável pelas análises dos exames.
De acordo com levantamentos do Rotary Club Internacional, há no Brasil cerca de 1.500 instituições para idosos entre asilos e clínicas de repousos públicos e privados. Objetivo do clube de serviço é atingir, em curto espaço de tempo, o maior número possível de pessoas para evitar que os óbitos cheguem nos referidos locais.
Conforme o presidente do Rotary Bandeirantes, se houver casos suspeitos, a equipe profissional de saúde do projeto ‘Corona Zero’ são informados imediatamente, assim como as autoridades sanitárias do Município. Se houver situação de emergência, ocorre encaminhamento direto ao hospital.