Acontece hoje, dia 21, a partir das 08h, uma nova mobilização municipal de combate ao mosquito Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Sanitária, com apoio da Prefeitura de Bandeirantes, dão continuidade aos trabalhos que já vem sendo desenvolvidos no dia a dia para conter o avanço da Dengue no Município.
Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, a estratégia se baseia na ação coordenada de eliminação dos criadouros e ao mesmo tempo conscientizando a população da necessidade de não deixar objetos que possam servir de criadouro. “Podemos perceber uma queda no número de notificações na última semana, principalmente nas áreas onde foram realizados os arrastões anteriores e na região que foi realizada a força tarefa na semana em os técnicos de SESA de Curitiba estiveram trabalhando juntamente com os coordenadores e ACEs – Agentes Comunitários de Endemias – que vieram das cidades pertencente a 18ª Regional de Saúde. Esta ação serviu como treinamento para todos os participantes. Nesta ação, foi dada instrução aos técnicos da região sobre a importância de dar a atenção na eliminação dos criadouros nos locais menos aparentes (criadouros elevados, canos de antenas parabólicas, bueiros entupidos, entre outros), usada com sucesso em localidades que estavam no topo da lista das epidêmicas”, destacou Marqui.
NÚMEROS – Bandeirantes contabiliza 4.125 notificações de Dengue, sendo 1.192 casos confirmados, com um (01) caso grave, e 231 descartados. Os números constam no último boletim epidemiológico apresentado pela SESA/PR/Dengue à Vigilância Sanitária de Bandeirantes.
“Estamos todos preocupados com o Coronavírs, porém, não podemos deixar de lado à Dengue. Precisamos da ajuda da população para que as pessoas façam sua parte, limpando os quintais, colocando todo e qualquer material que possa servir de criadouro e não armazenando nada que possa ser foco do mosquito”, convocou o coordenador.
O trabalho de campo com remoção técnica de criadouros vem sendo aplicado desde o início do ano pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde, com apoio da Prefeitura Municipal.