A Secretaria de Saúde de Bandeirantes e o Setor de Imunização realizam neste sábado, dia 25, uma nova mobilização para a vacinação contra a poliomielite e sarampo. O atendimento especial ser somente no Posto Central no período das 09h às 15h.
Mesmo com a realização da campanha nacional no sábado (18) passado, parceria com o Rotary Club de Bandeirantes, e atrativos para as crianças, o percentual de vacinados desde o início da mobilização (em 06 de agosto) ainda não atingiu a 50% do público-alvo. A expectativa, segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Carla Zanatta, é que durante toda a semana até o dia 31, data de encerramento da campanha, e na abertura especial neste sábado (25), 95% das crianças com idade entre 12 meses e menos de 5 anos recebam a dose contra as doenças. São 1.655 crianças bandeirantenses que devem ser imunizadas.
A secretária de Saúde, Daiane Tomé, reforçou a importância e a necessidade de vacinar as crianças como prevenção de evitar as doenças. O Ministério da Saúde informou que o país enfrenta dois surtos de sarampo – em Roraima e no Amazonas. Mais de 910 casos foram confirmados no Amazonas, onde 5.630 outros permanecem em investigação. E ainda existe casos isolados e relacionados à importação nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2). Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros). (Da redação e Agência Brasil)