A Santa Casa de Misericórdia de Bandeirantes, através do diretor clínico Hugo Calixto e do provedor Gabriel do Vale, anunciou para a imprensa local sobre as medidas preventivas contra o Covid-19, o Coronavirus.
Segundo o doutor Hugo Calixto, as medidas se tratam principalmente para restringir o fluxo de pessoas em circulação no hospital, dentre elas está o número de visitas na enfermaria do SUS (Sistema Único de Saúde), assim como acompanhantes (no que está em previsto em lei) para pacientes e as exceções serão estudadas caso a caso. “Já na UTI- Unidade de Terapia Intensiva, as visitas continuam da mesma forma como já eram, com todas as mesmas precauções, entretanto, estamos reforçando ainda mais as medidas de segurança, como por exemplo, em alguns casos dependendo da gravidade do paciente, era liberado quatro visitas, mas restringimos a dois”, destacou o médico. Doutor Hugo ressaltou que, caso os acompanhantes dos pacientes tenham qualquer um dos sintomas como coriza, tosse, dor de garganta e febre, não deve vir de forma alguma e deve ainda avisar o hospital sobre sua situação. “Informando assim o hospital que o paciente ficará sem acompanhante naquele período”, comentou e enfatizou que o Pronto Socorro Municipal não estará atendendo pessoas que estiverem apresentando quadro clínico do Covid-19. “Este é um protocolo, uma norma do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. As pessoas que estiverem com coriza, tosse, dor de garganta e febre devem procurar o Posto de Saúde mais próximo e receber atendimento do profissional de saúde que saberá quais os protocolos seguir. Vale reforçar que o Pronto Socorro é para atendimento de Urgência/Emergência”, ressaltou.
O médico destacou que é fundamental as pessoas evitarem locais de aglomeração, lavar frequentemente as mãos, não compartilhar objetos de uso pessoal e não tocar mucosas nos olhos. “Esses são alguns dos cuidados fundamentais para evitar um possível contágio pelo coronavírus. Os cuidados básicos são essenciais. As pessoas devem sempre lavar as mãos, usar álcool em gel, não compartilhar talheres, pratos, copos e garrafas, não esfregar olhos, boca e face e cobrir nariz e boca ao espirra e tossir”, citou.