Comunidade marianense foi beneficiada com implantação da EMAESM

A comunidade de Santa Mariana ganhou recentemente a Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM), que é um centro específico para atuar no atendimento à população que possui transtornos moderados. A EMAESM conta com enfermeira, assistente social, psiquiatra e psicólogas.

Segundo a secretária de Saúde, Tatiani Sabaini Azevedo, o trabalho está sendo desenvolvido com a finalidade de fortalecer a assistência de atenção psicossocial e oferecer mais efetividade no tratamento em saúde mental. “Uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que em estimativa, 86% dos brasileiros devem ser portadores de algum transtorno mental, maioria com ansiedade e depressão. E apenas 1/3 desses pacientes recebem tratamento adequado. Essas doenças foram ainda mais agravadas pós-pandemia da Covid-19, o que acabou tornando cada vez mais indivíduos incapacitantes”, mencionou e relatou que a média mensal de assistência atinge mais de 80 consultas para a psiquiatria e mais de 240 psicológicas. “Se o índice antes da Covid-19 era significativo, após o período da pandemia causou mudanças e impactos bruscos na vida das pessoas, como a morte e o luto, desemprego e outros agravos sociais. E ainda hoje estamos em situações da Covid-19, em escala controlada, mas foi por toda uma conjuntura provocada que acabaram motivando a gestão municipal a implantar a EMAESM”, destacou o prefeito José Marcelo Guimarães (Bolinha).

Autoridades e lideranças de Santa Mariana inauguram a EMAESM, primeira da região a instalar

De acordo com Tatiani, para atendimento no EMAESM, as pessoas devem procurar os postos de saúde, que farão a estratificação de risco e irão agendar as consultas. “O trabalho é feito em conjunto com a atenção primária com o intuito de sanar parte dos atendimentos, organizar o fluxo de assistência e atender as novas demandas”, destacou.

Na solenidade de lançamento da EMAESM estiveram presentes ainda o vice-prefeito de Santa Mariana, José Luiz Amadeu; secretários municipais; vereadores; lideranças comunitárias; e a diretora da 18ª Regional de Saúde, Eliana Catussi. (Redação e fotos assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui