O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse neste sábado, 22, que o Satuário São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, vai aumentar em até um milhão de visitantes na Rota do Rosário com a abertura do Morro dos Anjos Resort – empreendimento de R$ 500 milhões – em abril deste ano. “Isto pode ser traduzido em mais empregos qualificados, renda e desenvolvimento no Norte Pioneiro e a consolidação do turismo religioso no Paraná”, destacou Romanelli que particiou do ínicio das operações do resort construído ao lado santuário.
O Morro dos Anjos será o primeiro resort com praia de águas termais e com ondas no Norte do Paraná. No total, toda a estrtura do complexo turístico vai receber R$ 500 milhões em investimentos. “O Norte Pioneiro amplia sua matriz econômica num segmento que aumenta no Paraná e no Brasil e não está sujeito a interferência direta do turismo de alto padrão, já que milhares de fieis e romeiros se deslocam ao santuário pelas rodovias, de ônibus, carro, a pé ou de bicicleta”, disse o deputado.
“Esse número de um milhão de visitantes durante o ano já é fantástico e será ampliado com a consolidação da Rota do Rosário. A Igreja Católica criou até a Pastoral do Turismo para receber os fieis”, aponta Romanelli.
O roteiro, criado em 2008, e que passa por 17 cidades dos Campos Gerais e 15 santuários num percurso de 650 quilômetros. “É o nosso caminho de Santiago de Compostela”, completou ao se referir do trajeto turístico e religioso que cruza o interior da Espanha e é o mais conhecido do mundo.
MORRO DOS ANJOS – O complexo tem um parque aquático e um resort e vai criar 360 postos de trabalho diretos nas sete cidades próximas como Bandeirantes, Cambará, Londrina, Itambaracá, Nova América, Cornélio Procópio e Ourinhos. Os 72 mil metros quadrados do local podem receber até 2,5 mil visitantes diariamente, distribuídos entre 350 apartamentos de hotel e 249 no modelo de multipropriedade.
“É uma visão dos irmãos Rodrigo e Patrick Ferro que se tornou realidade porque acreditaram no potencial do Norte Pioneiro e do novo nicho deste segmento turístico”, disse Romanelli.
“Estamos falando do maior investimento da história do turismo do Norte do Paraná, com águas termais que podem ser bombeadas a 43ºC. Não existe nada similar no Brasil. Sem contar com ondas de um metro de altura”, afirmou Rodrigo Ferro.
TURISMO RELIGIOSO – A Rota do Rosário percorre 17 cidades – 10 estão registradas como pontos de parada oficiais do trajeto com 21 atrativos turísticos, além do ecoturismo e o turismo rural. O roteiro inicia em Piraí do Sul, com dois caminhos disponíveis: um sentido Ibaiti e outro rumo à Tomazina. “O turismo na região tem uma estrutura adequada com hospedagem, alimentação e comércio”, afirmou Romanelli.
O roteiro atrai todos romeiros e outros fiéis que aproveitam o percurso para conhecer os santuários, igrejas, capelas, mosteiros e museus. Bandeirantes, por exemplo, comemora em 29 de setembro os 13 anos da construção do Santuário de São Miguel Arcanjo, atraindo mais de 20 mil fiéis.
A rota paranaense é considerada uma das mais longas do Brasil, atrás apenas de trajetos como o Caminho Religioso da Estrada Real, entre Minas Gerais e São Paulo, que conta com cerca de 800 km. Além de devotos, o percurso atrai todos os anos ciclistas que organizam passeios para percorrer a rota completa.