Crianças a partir de seis meses e adultos podem ser imunizados com a dose de vacina contra influenza no Posto Central

Por Regiane Romão

A vacinação contra a Influenza está sendo realizada essa semana também no período noturno em Bandeirantes. A informação da Secretaria de Saúde é que o atendimento segue até amanhã, quinta-feira (01), até às 19h. Os interessados em se vacinar contra a Influenza devem se dirigir ao Posto Central – Atendimento Materno Infantil, para receber a sua dose.

Caso a pessoa tenha se imunizado com a vacina da Covid-19 deve esperar 15 dias para tomar a vacina contra a Influenza.

O QUE É INFLUENZA – A gripe, ou influenza, é uma infecção viral respiratória aguda altamente contagiosa, transmitida pelos vírus Influenza, sendo que dois deles são os mais importantes: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B (Victoria e Yamagata). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe acomete cerca de 1 bilhão de pessoas ao ano no mundo, sendo que 3 a 5 milhões são graves e 290 a 650 mil mortes são decorrentes dessa infecção.

Especialmente em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais, quadros de bronquite ou bronquiolite e sintomas gastrointestinais. Além disso, a gripe pode apresentar outros sintomas de início súbito, como calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Podem ainda estar presentes diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

A gripe resulta em 374.000 hospitalizações em crianças menores de um ano e aproximadamente um milhão em menores de cinco anos de idade.

As crianças são especialmente vulneráveis à gripe devido ao seu sistema imune ainda em formação. Esse grupo apresenta altas taxas de infecção pelo vírus e é principal transmissor para seus contatos na família e na escola. A criança, quando infectada, transmite a doença por um período mais prolongado que os adultos, que pode durar de 24 horas antes do início dos sintomas até 2 semanas após. Outro ponto de atenção é que o vírus Influenza B tem maior circulação entre a população pediátrica. A predominância desta linhagem durante o período sazonal é imprevisível e pode chegar a 30% das cepas circulantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui