No dia primeiro de abril, a Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio aplicou a informatização no Centro de Atendimento Materno Infantil, onde foi instalado o prontuário eletrônico.

Desde o início do mês de abril a Casa da Gestante está contando com o seu serviço feito totalmente de forma online, priorizando os atendimentos para pessoas portadoras de deficiência, idosos, gestantes, lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário cumprindo a Lei Federal nº 10.048.

Com o novo sistema eletrônico os exames são encaminhados rapidamente e os pedidos de remédios enviados diretamente para a farmácia, simplificando os procedimentos. Os prontuários também são arquivados em um só local, que ficarão a disposição da Secretaria de Saúde. Devido à iniciativa todos os dados de atendimento do paciente, como prescrição de medicamentos, exames e consultas ficarão registrados, podendo ser consultados a qualquer momento, facilitando assim o acesso de dados para o controle interno do município. Além disto, um profissional ficará responsável pela emissão destas informações, para que sejam acessadas nacionalmente nos locais que possuem o Sistema Único de Saúde (SUS). O gestor responsável pelo sistema, Luis Felipe Vicentini esclarece porque houve a necessidade do uso da tecnologia para a saúde.

“Com a plataforma digital já foram realizados 1.963 atendimentos e esta informatização ocorreu para reduzir os erros, melhorar a fiscalização, obter a projeção correta dos dados e agilizar a expedição dos relatórios, tornando todo o trabalho mais eficaz”. O sistema também exibe a classificação de risco de cada paciente, como vermelho para casos de emergência, laranja para casos muito urgentes, amarelo para casos com urgência, verde para casos com pouca urgência e azul para casos não urgentes. Um telão eletrônico de atendimentos também foi colocado, onde os pacientes são chamados pelo nome e são exibidas publicações institucionais, fazendo com que a sala de espera seja mais acolhedora. A Secretária Municipal de Saúde, Angélica Olchaneski de Mello destaca a importância desta implantação. “A informatização na Casa da Gestante vai facilitar no aspecto dos dados, porque necessitamos saber desta relação e o objetivo é que todo mês uma Unidade Básica de Saúde (UBS) seja informatizada” complementou a Secretária. (Comunicação/Prefeitura)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui