Campanha visa imunizar contra paralisia infantil e ainda atualizar a carteira com esquema vacinal
A partir de segunda-feira (28) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bandeirantes, enfermeira Carla Zanatta, a campanha é voltada para todas as crianças de 1 a 4 anos de idade e que deverão ser imunizadas com a vacina contra Paralisia Infantil (gotinha).
“E ainda todas as crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 14 anos, que estejam com vacinas em atraso, os pais ou responsáveis devem procurar o posto de saúde mais próximo para atualizar e completar o calendário vacinal”, comentou a enfermeira e destacou que durante esta campanha, a Secretaria de Saúde junto às Salas de Vacinas do Município de Bandeirantes estarão disponibilizando o documento Declaração de Comprovação de Carteira de Vacinas, que comprova que a criança ou adolescente está em dia com as vacinas. “Durante a realização da matrícula e rematrícula, as escolas devem avaliar a carteirinha e também solicitar a Declaração de Comprovação. Estar em dia com o esquema vacinal é fundamental para garantir os direitos e o acesso à saúde pública”, mencionou.
A campanha tem previsão de encerramento no dia 30 de outubro, portanto, o prazo para os pais ou responsáveis das crianças e adolescentes devem procurar de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 11h30min e das 13h às 16h, o Posto Central/AMI, PSF IBC 1 e PSF Teixeirinha.
O Dia D Nacional acontecerá no dia 17 de outubro, no horário das 09h às 16h, no Posto Central/AMI, PSF IBC 1 e PSF Teixeirinha; e nos sábados, dias 10 e 24 de outubro, das 09h às 16h, no Posto Central/AMI.
A CAMPANHA – Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade como : BCG, que previne as formas graves de tuberculose; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus Humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10 , contra a pneumonia meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, que previne contra meningites; Tríplice Viral, contra sarampo, caxumba e rubéola; vacina contra a varicela; vacina HPV, que previne alguns tipos de câncer em jovens; vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 1 ano a 5 anos de idade. A população estimada no Paraná é de 583.962 crianças e a meta é atingir o índice de 95% de cobertura vacinal. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.
O Paraná não registra casos de pólio desde 1.987 e o Brasil desde 1.990. Em 1.994 o país recebeu da Organização Pan-America da Saúde a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.