Os sindicatos rurais do Paraná têm mais um instrumento para catapultar seu desenvolvimento. O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou o projeto Sindicato Protagonista, um conjunto de ações que tem por objetivo estruturar estratégias para que as entidades sindicais atinjam um nível de excelência, fazendo a diferença no município em que estão inseridas. Cada sindicato vai consolidar um planejamento estratégico próprio. Ao fim dos trabalhos, os que atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidas com um selo de destaque. O projeto Sindicato Protagonista faz parte do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS).
“Nós temos o plano de termos sindicatos rurais fortes não só em defesa do setor agropecuário, mas fazendo a diferença na sua comunidade, em seus municípios. Por isso, lançamos mais essa iniciativa, para ampliar as condições de os nossos sindicatos otimizarem seu trabalho, aumentando seu vínculo com a FAEP e com a sua localidade”, explica Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.
A iniciativa foi concebida pela Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), em novembro de 2023, que detectou a necessidade de os sindicatos rurais ampliarem sua relevância local. Para participar, as entidades precisam ter uma comissão local de mulheres estabelecida e atuante. A partir da adesão à iniciativa, o sindicato participante receberá um consultor do Sistema FAEP/SENAR-PR que, em conjunto com a equipe sindical, vai fazer um diagnóstico. A partir disso, será estabelecido um plano de trabalho a ser executado de forma conjunta, pelo sindicato e pela comissão local de mulheres. “Ao longo do ano passado, nós circulamos pelo Paraná e visitamos mais de 90 sindicatos. Alguns já têm um padrão de excelência. As pessoas são recebidas com sorriso no rosto. E esse nível tem que ser regra em todos os sindicatos. Por isso, pensamos em ampliar o foco na formação de lideranças e no desenvolvimento das que já existem”, diz a coordenadora estadual da CEMF, Lisiane Rocha Czech. “Outro ponto é que queremos estabelecer uma proximidade entre a diretoria dos sindicatos e as comissões locais de mulheres, para que haja uma convergência de ações”, acrescenta.
Até o fim de março, 31 sindicatos rurais já haviam aderido ao projeto Sindicato Protagonista. Paralelamente, a CEMF passou a ampliar a apresentação da iniciativa às diretorias de outras entidades do Paraná. As reuniões de diagnósticos e o estabelecimento dos planos de ações começam em julho deste ano. Os participantes terão até junho de 2025 para executar as estratégias propostas. Ao fim deste período, os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios pré-estabelecidos. As entidades que cumprirem os requisitos receberão, então, o selo de destaque. “Para isso, estamos elaborando um regulamento equilibrado, para que todos os sindicatos possam ser avaliados de forma justa, independentemente do tamanho ou da estrutura. Vamos criar indicadores para ver os sindicatos que, realmente, estão avançando”, destaca Kelli Cardoso, coordenadora-técnica da CEMF. “A ideia é que os sindicatos rurais utilizem a força feminina para auxiliar suas atividades estratégicas”, acrescenta.
CONFIRA COMO ADERIR AO PROJETO SINDICATO PROTAGONISTA
Quem pode participar: sindicatos rurais que tenham comissão de mulheres vinculadas à CEMF.
Prazo para adesão: até 30 de junho.
Consultorias: sindicatos e comissões locais receberão visitas de um consultor, que auxiliará na elaboração de um planejamento, com ações e metas.
Mais informações: Em caso de dúvidas, consultar o Departamento Sindical da FAEP, pelo telefone (41) 2169-7963.