A Vigilância em Saúde de Bandeirantes realizará no início da próxima semana, nos dias 28, 29 e 30, ações de conscientização no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, o Aedes aegypti. Os agentes de combate às endemias selecionaram esses três dias de novembro para propor atividades de prevenção a dengue onde serão ministradas palestras, assim como exposição de maquete, quintal interativo, fotos e explanação do dia a dia de quem trabalha na linha de frente no combate a essa doença.
As atividades serão realizadas na Praça Brasil-Japão nos seguintes horários: dia 28 (segunda-feira) das 08h30min às 11h30min; e nos dias 29 (terça-feira) e 30 (quarta-feira), das 08h30min às 16h.
As palestras serão ministradas por representantes profissionais da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio: Aléssio Braganholo Neto, coordenador Regional do Controle da Dengue; Maria Helena Mendes Luiz, inspetora de Saneamento; além da presença da professora doutora Erika Cosendey Toledo de Mello; e graduandos do curso de Medicina Veterinária Pedro Vitor Vaza Sartori e Maria Karolynne Camargo Gonçalves.
Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Dengue, que ocorre sempre no penúltimo sábado do mês de novembro, durante esses três dias a comunidade de Bandeirantes receberá informações e demonstrações que, com pequenas atitudes, podem fazer a diferença para elevar a própria qualidade de vida e de saúde, assim como demais pessoas. “A exemplo, manter o quintal e piscina limpos, não acumular água em qualquer tipo de recipiente por longos períodos de tempo, fazer a correta poda das árvores entre outras coisas, podem mudar o quadro de problemas que o município enfrenta com essa arbovirose, ou seja, cada cidadão tem um papel fundamental na prevenção da dengue. Juntos somos mais fortes para enfrentar esse mosquito”, incentivou o coordenador da Vigilância Sanitária, Reinaldo Marqui.
DENGUE – A dengue é uma doença febril, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. E todas as pessoas são igualmente suscetíveis a doença. A infecção pode ser assintomática ou causar manifestações leves, moderadas e graves, inclusive, pode levar ao óbito. Os sintomas característicos são febre, dores musculares e nas articulações, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Alguns sinais de alerta (risco de agravamento) são: dor abdominal intensa, vômito persistente, sangramento da mucosa. Ao apresentar qualquer um desses sintomas, é importante procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais rápido e próxima de sua casa. Ao ser infectado é importante fazer um repouso, ingerir bastante liquido e não se automedicar. A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. (Gabriel Henrique do Carmo e redação)