O SENAR-PR renovou o convênio com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) para o ano de 2024. No último dia 13, os presidentes Ágide Meneguette, do SENAR-PR, e Alexandre Leal dos Santos, da Faetaep, assinaram o termo de cooperação, que prevê a realização de cursos, eventos de capacitação e formação nas regionais sindicais e nos sindicatos dos trabalhadores rurais para lideranças, colaboradores e trabalhadores rurais agricultores familiares. O valor disponibilizado para as ações é de R$ 3 milhões.
“Os produtores rurais, independentemente do tamanho, precisam se adaptar ao momento atual. O pessoal precisa estar pronto para mexer em equipamentos modernos e saber usar as tecnologias disponíveis. Essa parceria vai permitir que muitos trabalhadores passem pelas formações, pois o mercado exige conhecimento”, destacou Meneguette.
Na mesma linha, Leal dos Santos destacou o convênio como o SENAR-PR como mais uma ferramenta para fortacelar a agricultura familiar no Paraná. “O setor familiar tem avançado muito nos últimos anos. E essa parceria vai ajudar na formação dos nossos trabalhadores e, consequentemente, ampliar a produção e qualidade dos nossos produtos. Posso dizer que esse convênio é extremamente importante para Fetaep”, afirmou.
Em 2023, por meio do convênio entre as duas entidades, 127 eventos foram realizados, sendo 39 da Fetaep e 88 das regionais e sindicatos dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares (STTRs), envolvendo 19,5 mil pessoas. A expectativa para 2024 é de que os projetos alcancem 30 mil participantes, entre lideranças do movimento sindical, colaboradores dos sindicatos e trabalhadores rurais agricultores familiares.
COLÉGIOS AGRÍCOLAS – Durante o evento de assinatura, o presidente do SENAR-PR relembrou o Programa Agropecuária 2030, resultado da parceria entre a entidade e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), com o objetivo de colocar os 23 colégios agrícolas na era digital. A iniciativa de formação profissional voltada aos mais de 1,5 mil alunos das instituições de ensino oferta, entre outras ações, quatro módulos: Agricultura de Precisão (AP), de Drones Agrícolas, de Mecanização Agrícola e de Pecuária, que serão cursados por todos os alunos dessas escolas técnicas. Por meio do convênio com a Fetaep, os trabalhadores rurais também poderão participar destas formações.
“Na mesma linha, podemos disponibilizar esses cursos para que os associados da Fetaep possam fazer dentro dos colégios agrícolas. Investimos em equipamentos como drones, aparelhos de GPS e tablets, além da atualização dos instrutores do SENAR-RP, para proporcionar o que há de mais modernos para a formação dos futuros profissionais que vão atuar na agropecuária do Paraná”, disse Meneguette.
Além disso, o acordo prevê também a realização de eventos técnicos, visitas e experiências motivadoras e com ideias de alternativas de renda, novidades tecnológicas e informações para homens e mulheres do campo, como é o caso do estande da Fetaep no Show Rural, realizado todos os anos em Cascavel, que, neste ano, movimentou mais de cinco mil pessoas.