Nesta quarta-feira (02), a comunidade de Santa Amélia ficou agitada com autuação em flagrante e prisão feita pela Polícia Militar a um servidor público do setor de compras e licitações da Prefeitura Municipal.
O funcionário é acusado de desviar R$ 2.071,69, valor pago por uma padaria local via Pix. As investigações iniciais indicam que o funcionário teria utilizado o dinheiro para fins pessoais. A Polícia Civil apreendeu o celular do suspeito, onde foram encontrados áudios e conversas com dona da padaria, além de um aparelho entregue por ela com prints das transações.
O acusado está preso na carceragem da cadeia pública de Bandeirantes e, segundo o delegado Michel Eymard de França Araújo, da 39ª Delegacia Regional de Bandeirantes, responsável pelo inquérito, o indiciamento será tomado após a conclusão das investigações. Também foi levantada hipótese de possíveis motivações políticas por trás do crime.
CORRUPÇÃO PASSIVA – O crime de corrupção passiva é quando praticado exclusivamente por funcionário público que solicita, recebe ou aceita promessa de vantagem indevida em razão de sua função pública, ainda que fora dela ou antes de assumi-la. O crime está previsto no Art. 317 do Código Penal, com pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa.