Campanha ‘Declare Certo!’ levou às ruas orintações sobre declaração do Imposto de Renda

O Sescap/LDR (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas dos Serviços Contábeis de Londrina e Região), em parceria com a Associação dos Contabilistas de Bandeirantes e Região, realizou na manhã de sábado (06) a campanha ‘Declare Certo!’. O evento foi realizado em frente à Farmácia Nossa Senhora de Fátima ‘Farmácia do Flavinho’.

Entidades assistenciais voltadas para crianças e adolescentes também participaram da campanha

Segundo o presidente do Sescap/LDR, Marcelo Odetto Esquiante, ‘Declare Certo!’ é um movimento dos empresários contábeis de todo o Brasil e que tem como finalidade oferecer orientação gratuita, em praça pública, sobre o correto preenchimento da Declaração de Imposto de Renda. “Objetivo é de sanar as dúvidas do contribuinte com relação a Declaração do Imposto de Renda, questões como, se ele está obrigado a fazer ou não, quais são as deduções, como proceder, os documentos, os prazos. O trabalho consiste em orientação e esclarecimentos”, comentou. De acordo com Esquiante, uma das novidades deste ano é a obrigatoriedade à inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para todos os dependentes e alimentandos, aqueles que recebem pensão alimentícia. Em 2018, a exigência era para dependentes a partir dos 12 anos de idade, mas em 2019 o documento passou a ser exigido para todas as idades. “No mais, as tabelas continuam sem alterações mantendo-se toda a obrigatoriedade e desconto, sendo que a única mudança de desconto foi a parte patronal da contribuição do INSS das empregadas domésticas. Os 8,8% que o empregador recolhe a título de INSS para a empregada doméstica que pode abater, este teve um pequeno aumento por que é vinculado ao salário mínimo. Esta foi a única mudança no que tange a valores em relação ao ano passado”, citou.

O prazo para a entrega do IR 2019 é até dia 30 deste mês. “Não é bom que se deixe para a última hora porque pode acontecer de faltar algum documento. E se não entregar a declaração no prazo a multa é de 1% sobre o valor devido”, alertou e recomendou que os contribuintes que precisam declarar, busquem um profissional de Contabilidade para que as informações sejam apresentadas com mais segurança e assertividade.

DESTINAÇAO AO FIA E ENTIDADES – Um dos trabalhos realizados pelos profissionais participantes da campanha ‘Declare Certo!’ foi também de explicar aos contribuintes como fazer a destinação de parte do imposto devido ao FIA (Fundo para a Infância e Adolescência)/FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), vinculado ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), onde os recursos são repassados às entidades assistenciais  de Bandeirantes. Representantes da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bandeirantes), da AMAS (Associação Metodista de Assistência Social), e Lar da Criança Dr. Bezerra de Menezes, estiveram presentes ao evento e distribuíram folders de orientação à população.

Denominado de Imposto de Renda Solidário, a dedução está prevista em lei e não vai para os cofres do Governo Federal, mas sim, direcionado e aplicado em projetos sociais desenvolvidos no próprio município pelas entidades de assistência à criança e adolescente.

O campanha ‘Declare Certo!’  em Bandeirantes contou com apoio da Farmácia Nossa Senhora de Fátima ‘Farmácia do Flavinho’, Sicredi Paranapanema/Agência Bandeirantes, Martins Assessoria Empresarial e Escritório Bandeirantes de Contabilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui