No mês de outubro, o Sicoob Ouro Verde finalizou os módulos de reciclagem do programa Cooperjovem nos municípios de Rolândia, Jataizinho, Bandeirantes, Santo Antonio da Platina e Guapirama.
Ao longo do ano, foram realizados três encontros em cada cidade, que contaram com a participação de professores da rede municipal de ensino e representantes da Secretaria Municipal de Educação. Os últimos encontros aconteceram nas cidades de Guapirama e Jataizinho, nos dias 28 de setembro e 26 de outubro, respectivamente.
Por meio dos temas abordados pelos instrutores do Sescoop, o público participante aprendeu mais sobre o cooperativismo, pode expor seus projetos, discutir melhorias, elaborar novas propostas, analisar as transformações causadas pelas suas realizações e compreender os impactos do programa na escola, nas famílias e na comunidade. Ao todo, foram beneficiados cerca de 187 profissionais, que atuam diretamente com os projetos educacionais cooperativistas voltados a mais de 3 mil alunos.
COOPERJOVEM – O objetivo do Programa Cooperjovem é promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativa no cotidiano escolar. Coordenada pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e fomentada pelo Instituto Sicoob, a iniciativa é desenvolvida em 322 escolas de 38 municípios em três estados, reunindo mais de 40 mil alunos e 1.600 professores capacitados.
INTEGRAÇÃO – O Cooperjovem proporciona aos educadores a vivência do trabalho coletivo e a identificação de práticas educacionais pautadas na cultura da cooperação, formando cidadãos mais solidários, participativos, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável. A integração escola-família e comunidade é incentivada e promove a construção coletiva de soluções às demandas educacionais. (Da assessoria).