De forma interativa, tema foi abordado instigando questionamentos e ampliando conscientização
Como lidar com a mesada e dar valor as quantias conquistadas? Como administrar para que o seu dinheiro possa durar o máximo de tempo possível durante o mês? Como entender e aplicar, de forma inteligente, um bom planejamento financeiro para não passar apuros quando já estiver na faculdade? Estas e outras temáticas sobre administração financeira fizeram parte de um bate papo entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio ECEL Positivo e os representantes da Cooperativa Sicredi, que promoveram, de forma bem descontraida e lúdica, um debate sobre o tema que sugeriu, ainda, uma reflexão sobre hábitos do consumo.
O evento, realizado na sala de multimídia da instituição, foi aberto pela coordenadora do Ensino Médio, Professora Ângela Maria Balestero, que explanou sobre a importância de socializar as informações a respeito da temática. Ela agradeceu os representantes do Sicredi pela disponibilização e proposição dos debates: ” Numa sociedade consumista é de grande importância conscientizar nossos jovens sobre a Educação Financeira, pois, a maioria dos nossos objetivos envolvem dinheiro; seja para estudos, viagens, ou realizar um sonho. É pela educação financeira que nossas metas poderão ser alcançadas, despertando nos jovens colheremos frutos no futuro”, declarou.
As abordagens foram coordenadas pelos gerentes de negócios: Reynaldo Miguel Gonçalves Netto e Daniel Gustavo Machado. Com uma linguagem bastante acessível, exemplificações e interatividade constante, eles conseguiram atingir os jovens estudantes, inspirando-os à curiosidade sobre a discussão. Foi o que atestou a aluna Roberta Zambon, do 3º A, que pretende ser Veterinária. Ela destacou, durante entrevista, que é preciso ter noção clara dos gastos, das despesas, para poder definir um planejamento que possibilite tranquilidade. Segundo ela, as pessoas que têm mente aberta para negócios podem investir e progredir, partindo do planejamento eficaz. Já a Giovana Agrella Resende, aluna do 3º B, que pretende fazer Medicina, também relatou sobre a importância da discussão. Para ela faltam nas escolas abordagens a respeito do tema e oportunidades como esta ajudam a ampliar conhecimentos e planejamentos que podem ajudar a resolver questões hoje e no futuro. (Da Assessoria).