O Sistema FAEP está com edital aberto para o credenciamento de instrutores para os cursos “Introdução ao QGIS” e “QGIS – Geoprocessamento de Imagens Obtidas por Drone (GIOD)”, que fazem parte do eixo de Agricultura de Precisão (AP). Para participar do processo seletivo, o profissional deve ter Ensino Superior completo, preferencialmente em Ciências Agrárias, e experiência em projetos de georreferenciamento e geoprocessamento digital de imagens com software QGIS.
O prazo para inscrições vai até dia 23 de setembro.
A formação do profissional será avaliada em conjunto com sua experiência com Sistemas de Informação Geográfica (SIG), especialmente o software QGIS, e no geoprocessamento de imagens voltado para atividades e especificidades do meio rural, assim como experiência em atividades de docência na área. Possuir conhecimento e experiência em mapeamento com aeronaves remotamente pilotadas (RPA) será um diferencial.
As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com edital e anexos disponíveis na seção Editais do site do Sistema FAEP. Os instrutores poderão ser convocados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.
A seleção será composta por seis fases eliminatórias: inscrições, triagem de currículos, prova técnica classificatória (remota), prova pedagógica classificatória (remota), capacitação técnica (presencial) e avaliação técnico-pedagógica. Nesta última etapa, o profissional deve realizar uma apresentação de aula demonstrativa, em que serão avaliados os conceitos apresentados na formação técnica bem como o planejamento da ação docente.
Poderão participar do credenciamento empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. Está vedada a participação de Empresas individuais, Microempreendedores Individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e cooperativas.
CURSOS – Os instrutores selecionados serão responsáveis por capacitar produtores e trabalhadores rurais interessados em utilizar o software QGIS em atividades e projetos referenciados. O QGIS é um programa, de código aberto, que permite a visualização, edição e análise de dados espaciais, possibilitando a criação de mapas com diversas camadas, formatos e projeções.
A carga horária prevista para ambos os cursos é de 24 horas. Na capacitação “Introdução ao QGIS”, o aluno vai aprender os primeiros passos para uso do software aplicado ao setor rural, desde a instalação, funcionalidades e ferramentas principais até a visualização e análise de dados vetoriais e de imagens e produção de mapas. Além disso, o treinamento vai apresentar alguns tópicos avançados, como cálculo de declividade e curvas de nível a partir de dados gratuitos, monitoramento com imagens obtidas por satélite e automatização de processamentos sem uso de linguagem de programação.
Já no curso “QGIS – Geoprocessamento de Imagens Obtidas por Drone (GIOD)”, os principais conteúdos serão análise de imagens, como características do modelo matricial e correções de contrastes e geração de composições coloridas; análise de terreno, como modelos digitais de superfície (MDS), modelos digitais de terreno (MDT) e modelos digitais de elevação (MDE); detecção de erros ou valores anormais nas imagens; análise de índices espectrais gerados a partir de imagens de drones; classificação de imagens obtidas por drone; produção de mapas; entre outros. Os tópicos avançados também incluem automatização de processamentos sem uso de linguagem de programação.