Redação
É fato que o exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde e sistema imunológico. Em situações de pacientes que estão em recuperação da Covid-19, a prática minimiza as sequelas e recupera a qualidade de vida.
Segundo o personal trainer e empresário do Studio Adrenalina, Wiliam Silva, realizar atividades físicas melhora a independência do paciente, assim como a resistência cardiorrespiratória, força muscular, equilíbrio, coordenação motora, controle das comorbidades, correção da postura, etc. Contudo, o ideal é que o retorno aos treinos pós-covid seja feito de forma personalizada e gradativa. “Movimentar o corpo de forma regular e em níveis de intensidade adequados melhora o metabolismo, atenua os estados inflamatórios e diminui o estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre os antioxidantes e os radicais livres a partir das reações em nossas células. Por isso, a atividade física é tão orientada pelos profissionais de saúde. Mas, antes de colocar a sua roupa de ginástica, é importante conversar com o seu médico e o preparador físico de confiança”, recomenda.
Na oportunidade, Wiliam cita sobre um artigo publicado no British Medical Journal (BMJ) em que é apontado a escala de percepção de esforço físico como um caminho seguro à volta da prática do treinamento. “O estudo sugere que cada paciente avalie com o profissional de saúde a fase em que se encontra. A primeira e segunda fase, por exemplo, orientam que o paciente escolha uma atividade leve – ou seja, que seja capaz de manter uma conversa enquanto pratica a atividade física. Alguns exemplos são realizar uma caminhada, alongamento, exercício de força com cargas baixas”, menciona e aponta que na terceira e quarta fase deve ocorrer uma progressão para atividades com ritmos mais moderados e desafiadores. “Mas vai depender do condicionamento físico que o paciente tinha antes da infecção por coronavírus. Isso pode incluir caminhadas e corridas mais rápidas, natação e bicicleta, por exemplo”, indica.
Wiliam destacou ainda que o estudo sugere que cada etapa tenha um período de no mínimo 7 dias. Depois de concluir a reabilitação entre essas fases, é esperado que a pessoa consiga evoluir para o seu ritmo de performance desejado, sempre com o monitoramento de um profissional de saúde ou preparador físico.
Para saber mais sobre os treinos pós-covid, entre em contato com Studio Adrenalina e tire dúvidas com o personal Wiliam Silva pelo whatsapp (43) 9.8459-3157 ou no endereço avenida Edelina Meneghel Rando, 2466, próximo ao Lar São Vicente de Paulo.