“Para as crianças, brincar é muito mais do que atração de entretenimento. É um espaço de desenvolvimento cognitivo, da imaginação, integração, socialização, ampliação do ecossistema dialógico dentro do cenário social onde estão inseridas. O brincar é uma estratégia do processo de ensino – aprendizagem. Por isso, os espaços destinados são muito importantes em qualquer ambiente social”, argumentou o secretário da Cultura e Comunicação, Tiago Dedoné, e destacou que a Prefeitura de Andirá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Ensino Profissionalizante, busca incentivar tal prática nos órgãos que compõem os serviços sociais. “O Projeto Esperança – trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes matriculados –  já tem um ambiente direcionado e os resultados são muito significativos”, defendeu.

Recentemente, na unidade do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), do Distrito Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada uma brinquedoteca, que passou a fazer parte das ofertas de ações voltadas para a comunidade. Solenidade de inauguração contou com a participação de autoridades, representantes da Secretaria de Assistência, da Cultura e Comunicação, além de representantes do Conselho Tutelar e da comunidade. “O espaço foi possível graças a uma integração de parcerias. Uma delas o apoio do grupo Filha de Jó (um grupo de jovens meninas que integram a Maçonaria, de Assis/SP), que fizeram uma arrecadação de brinquedos para doação à instituição. Elas vieram, relataram sobre a missão social do grupo e se colocaram à disposição para retornar à comunidade com mais atividades filantrópicas e de lazer”, relatou Dedoné.

De acordo com a responsável pelo CRAS do Distrito, Glayse Aparecida Pícolo Coimbra, o projeto Brinca Comigo vai contribuir bastante com as ações de integradas de proteção social às crianças e adolescentes da comunidade. Ela também enfatizou as parcerias que culminaram na instalação do espaço lúdico. A secretária Municipal de Assistência Social, Elessandra Pacheco, agradeceu a presença e colaboração dos doadores; também enalteceu a estratégia social do projeto. (Da redação com assessoria)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui