O professor Thiago Alves Valente tomou posse como diretor do Campus Cornélio Procópio da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A solenidade de posse, presidida pela reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan, foi realizada na noite de terça-feira (30), no Auditório do PDE, em Cornélio Procópio. O mandato de Thiago se estende até o dia 14 de setembro de 2022, tendo como vice-diretor o professor Ricardo Aparecido Campos.
Após a abertura solene da sessão, a chefe de gabinete da reitoria, Ana Rita Levandovski, realizou a leitura do termo de posse, que foi assinado pela reitora, pela chefe de gabinete e pelo empossado, consolidando oficialmente o novo cargo ao professor Thiago Valente.
Posteriormente, a professora Diná Tereza de Brito, proferiu discurso representando a classe docente do Campus. “Como diretor do CLCA, o professor Thiago já nos mostrou sua competência em aspectos relativos à gestão, administração, finanças, vida funcional dos professores e agentes universitários, sem perder sua simplicidade e respeito pelos que com ele convivem, lutando por todos e cada um dentro de seus direitos, como se fossem os seus próprios”, destacou.
“Agora, assume a Direção do Campus de Cornélio Procópio, onde terá oportunidades preciosas de continuar esse trabalho que transcende as quatro paredes pedagógicas e filosóficas do CLCA, tornando-se um aliado da Reitoria e fazendo ecoar os anseios de nosso Campus. Tenha uma gestão de muita luz e sucesso!”, desejou Diná.
Na sequência, a reitora desejou sucesso e proferiu palavras de apoio ao professor Thiago. “Sempre que realizamos uma cerimônia como essa, o nosso sentimento é de alegria e esperança. Hoje, o professor Thiago assume a direção do CCP com as responsabilidades de um gestor e é muito importante o apoio de toda a comunidade para que o trabalho seja bem-sucedido. Pode ter a certeza de que nós estaremos trabalhando juntos”, afirmou.
“O meu conselho, Thiago, é que você pense na sua família quando for tomar suas decisões. Que você seja exemplo e orgulho para eles. Se você tomar este princípio como referência em suas ações, pode ter a certeza de que estará no caminho certo”, recomendou a reitora.
O prefeito Amin Hannouche também ofereceu seus votos de confiança ao novo diretor. “É sempre uma alegria acompanhar o trabalho da UENP, pela qual tenho tanto carinho e apreço, que só nos traz alegria. Hoje, você assume uma difícil missão de substituir o professor Sérgio Ferreira e continuar este trabalho brilhante de transferência de conhecimento. Desejo sucesso e que mantenhamos as estreitas relações com a Prefeitura”, disse.
Por fim, Thiago agradeceu pelas congratulações e fez seu primeiro pronunciamento no cargo. “Hoje recebo a confiança de contribuir com novas tarefas para que continuemos a avançar na construção de nossa jovem Universidade”, acentuou. “A busca de dar as luzes da razão, da ciência, do conhecimento à sociedade em que estamos inseridos está intrinsecamente ligada à existência daquilo que chamamos de ‘Universidade’. É por isso que hoje reafirmo meu compromisso com o desenvolvimento institucional; não apenas com o tripé ensino, pesquisa e extensão; ou mesmo com a militância pela universidade pública, gratuita e de qualidade. Comprometo-me a trabalhar em respeito ao legado que aqui temos, mirando as conquistas que todos almejamos para nossa Instituição”, ressaltou.
Compuseram a mesa diretiva da sessão solene: a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan; o prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche; o diretor do Campus Luiz Meneghel de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi; o diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação, Augusto Zanatta; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Fernando Sorgi; o diretor empossado, Thiago Valente, e seu vice, Ricardo Campos, além da professora Eliana de Barros, que representou o Centro de Letras, Comunicação e Artes.
Thiago Alves Valente é graduado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), tendo mestrado (2004) e doutorado (2009) pela mesma instituição. Assume a direção após gestão interina do professor Ricardo Campos, que esteve como diretor em exercício do CCP desde dezembro de 2018.