O tigre-de-bengala, também conhecido como tigre-indiano, sou um grande felino e uma das 6 subespécies de tigre restantes. Meu nome se deve a minha presença em Bengala ocidental, próxima ao Golfo de Bengala, na Índia
Minha espécie é uma das mais ameaçadas de extinção dentre os grandes felídeos do planeta, seja pela caça ilegal ou pela destruição do meu habitat.
Nosso tamanho difere muito do local onde habitamos, por exemplo, os tigres que habitam os pântanos do Parque Nacional do Sundarbans, que são conhecidos por serem “devoradores de homens”, são menores que a maioria dos tigres-de-bengala que vivem no centro da Índia. Já os que habitam as montanhas do Himalaia no Butão, costumam ser os maiores.
Meus pelos são curtos e alaranjados e com listras pretas, costumo atingir até 260 kg, mas posso ultrapassar os 300 kg, salto incríveis seis metros horizontalmente e consigo correr a 60 km/h. Entre os carnívoros terrestres, possuo as maiores presas e garras, podendo chegar a 10 cm de comprimento. Somos muito ágeis.
Até o começo do século XX, eu era encontrado por quase toda a Índia, Bangladesh, leste do Paquistão, sudoeste da China, oeste de Mianmar, Nepal e Butão. Atualmente ainda restam populações espalhadas em vários pontos da Índia e países vizinhos, contudo no Paquistão já estou extinto.
Somos animais muito territorialistas e é comum acontecer brigas por território para expulsar rivais e invasores da mesma espécie e até de outras. A taxa de mortalidade por este motivo é alta.
Para marcar nosso território, expelimos uma substâncias com odores característicos em árvores e arbustos e deixo marcas profundas com minhas garras em troncos de árvores para deixar os odores das glândulas de minhas patas. Também costumo fazer vocalizações características para inibir a aproximação de invasores e demonstrar a minha posição. Estes rugidos podem ser ouvidos a mais de 3 km de distância, ecoando entre as árvores e a densa vegetação.
Na época de acasalamento, os machos de minha espécie realizam vocalizações e as fêmeas receptivas que se interessam vão até o seu território. O período fértil da fêmea dura de 4 a 6 dias. O casal de tigres fica junto apenas durante o período fértil, eles acasalam cerca de 100 vezes por dia. O Tigre dominante de cada região acasala com as fêmeas englobadas por seu território. O período de gestação é de 103 dias e podem nascer de 2 a 5 filhotes por ninhada. Essas crias nascem com cerca de 1 kg e são cegas, o que as tornam muito frágeis.
No verão, gosto de ficar sempre perto da água. Por isso, sou um nadador ágil. Me alimento de animais pequenos, como veados, macacos e aves, e outros maiores como o gauro, filhotes de elefantes e de rinocerontes. Mas já houve casos registrados de tigres caçando elefantes e rinocerontes adultos. Também atacamos crocodilos na água ou na terra, e Pítons também fazem parte do meu cardápio.