A cidade de Tomazina, no Norte Pioneiro, vai receber no próximo dia 16, o 1º Cupping e Leilão de Cafés, evento promovido pela Mulheres do Café e a Aprocem (Associação dos Produtores e Produtoras de Cafés Especiais do Matão) com apoio do Sebrae. “O projeto Mulheres do Café do Norte Pioneiro é um dos mais bem-sucedidos na agricultura paranaense. As cafeicultoras, desde 2015, estão entre as principais colocadas em premiações nacionais e estaduais”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), representante da região na Assembleia Legislativa.
Romanelli destaca que em 2019, as cafeicultoras criaram a Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro (Amucafé), que conta com 100 associadas. A associação já recebeu menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho que desenvolve e vem divulgando a imagem dos cafés da região para todo o País.
Em 2022, produtoras do café de Tomazina, Joaquim Távora e Pinhalão venceram a 6ª edição do Cup das Mulheres. O café da região é um dos 12 produtos paranaenses com a certificação de IGP (Indicação Geográfica de Procedência) desde 2012, o que coloca o Paraná como o terceiro estado com mais reconhecimentos de origem no Brasil.
Iniciado em 2013, o Cup das Mulheres reúne cerca de 250 cafeicultoras, organizadas em 12 grupos de 11 municípios do Norte Pioneiro: Curiúva, Figueira, Ibaiti, Japira, Jaboti, Pinhalão, Tomazina, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Joaquim Távora e Carlópolis.
DESGUSTAÇÃO – O encontro em Tomazina traz as tendências de mercado e expansão de negócios de café, além de reunir os produtores da comunidade e da região com compradores de diversos lugares do Brasil, inclusive exportadores. “A intenção é mostrar cada vez mais a qualidade do nosso café com esse trabalho conjunto com os parceiros. Além de tudo, mostra a união de uma comunidade centenária na produção de café e que desde 2011 trabalha com cafés especiais”, disse a coordenadora do grupo Mulheres do Café do Matão, Nira Souza.
O evento é divido em duas partes. Pela manhã está previsto o cupping, a degustação dos cafés especiais, enquanto à tarde haverá o leilão dos lotes. “Temos buscado elevar o nome da associação e a importância da produção de um café de qualidade. É nosso primeiro evento desse formato, mas tenho certeza que vai contribuir muito para melhorar a qualidade, produtividade e gerar ainda mais boas oportunidades aos produtores”, completa Nira Souza.
O Sebrae Norte Pioneiro é parceiro do evento e um dos responsáveis por implantar a cultura da produção de produtos diferenciados e transformar a realidade de centenas de produtores de toda a região. “O café foi o primeiro produto com Indicação Geográfica do Norte Pioneiro e do Paraná e hoje é exportado para vários países”, analisa o consultor Odemir Capello. (Assessoria)