Serão produzidos cerca de 1050 protetores para profissionais da área de saúde do Norte Pioneiro do Paraná

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Cornélio Procópio, iniciaram nesta semana produção de protetores faciais para atender demanda da 18ª e 19ª Regionais de Saúde, no Norte do Estado. Por meio da parceria, serão produzidos cerca de 1050 protetores para profissionais da área de saúde da região para que possam atuar na triagem de pessoas com suspeita de contaminação e nos cuidados e tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

A produção do protetor, Equipamento de Proteção Individual (EPIs) que está em falta no mercado, será realizada por alunos voluntários, além de agentes universitários e professores que se disponibilizarem a contribuir com a produção. Para fabricar o protetor, será utilizada impressora 3D que irá imprimir o suporte de material plástico onde será fixada uma viseira de acetato, com dimensões estabelecidas por normas técnicas da área.

O protetor conseguido pela UENP foi criado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). O pró-reitor de Planejamento e Avaliação Institucional, Bruno Galindo, explica que o modelo a ser produzido irá otimizar tempo de produção e material gasto. “O tempo de produção será de 45 minutos por unidade. Serão gastos cerca de 15 gramas de material para cada suporte”, comenta.

A produção dos protetores será realizada pela Agência de Inovação Tecnológica (AITEC) da UENP, em Bandeirantes; pela UTFPR, Campus de Cornélio Procópio, e também pela ONG Espaço Jovem Evolução, de Cornélio Procópio; Canal do Youtube Xprojetos e X-brain Desenvolvimento de Sistemas, de Londrina.

“Esse é um trabalho conjunto de troca de experiência, tecnologia, conhecimento e materiais. Trabalharemos juntos para produção de um protetor leve e resistente que deverá contribuir muito para o controle da epidemia do coronavírus na nossa região”, destaca Bruno Galindo.

Com apoio do Governo do Estado, será realizada a compra de filamentos, material plástico que alimenta a impressora na produção da base do protetor facial. A UTFPR foi contemplada pelo Edital 06/2020 – PROREC / PROPPG da UTFPR que possibilitará a aquisição de material e pagamento de bolsas para ampliar a capacidade do projeto.

“Essa produção de protetor facial a ser realizada pela UENP e UTFPR, para atender a nossa região, será extremamente importante para o trabalho e proteção dos profissionais de saúde. Agradeço dessa forma a todos os envolvidos nessa ação e a UTFPR pela parceria”, disse a reitora da UENP, Fátima Aparecida da Cruz Padoan. (Da assessoria).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui