Ações de extensão são realizadas na terra indígena Laranjinha

A Universidade Estadual do Norte do Paraná realizou em setembro, ação de campo na Terra Indígena Laranjinha, em Santa Amélia, como parte do Programa “UENP na Comunidade”, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura em municípios da região. A ação busca interagir com a comunidade, realizando diversas atividades de acordo com as necessidades do local.


UENP na Comunidade tem como objetivo levar o conhecimento agregado pela Universidade, no pilar da extensão universitária, de forma multidisciplinar interagindo com a comunidade em oficinas nas áreas de Saúde; Educação; Direitos Humanos e Justiça; Cultura; Tecnologia e Produção; Trabalho; Meio Ambiente; e Comunicação ou outros eixos temáticos da extensão. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Rui Gonçalves Marques Elias, partilhou sobre o programa.

“O UENP na Comunidade está vinculado à encomenda governamental 05/2024, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que investe na extensão universitária. Nosso programa tem o objetivo de atuar nos municípios da região Norte do Paraná, por meio de parcerias com as prefeituras, instituições privadas, governo do estado, movimentos sociais, e tem o fim de contribuir no desenvolvimento sustentável, social e econômico da região, promovendo ações de transformação dentro do território”, explicou.


Para a professora coordenadora das ações de campo, Mariza Fordellone Rosa Cruz, a experiência na aldeia foi muito importante, com ações em diferentes áreas para crianças, adolescentes e adultos, planejadas conforme a necessidade do local, onde puderam colocar em prática muitos conhecimentos adquiridos em sala de aula e receber muito conhecimento da comunidade. “Nós trouxemos temas como primeiros socorros; saúde do homem e da mulher; saúde bucal; uso de tecnologias; cuidados com os animais; proteção ao meio ambiente; gincana ecológica; plantio de mudas; além de momentos de interação com músicas e cânticos indígenas, realizados pelo professor Elionai e seus alunos, e a contação de história da aldeia, com o Cacique Everton Lourenço”, comentou a coordenadora.

A equipe que participou da ação em Santa Amélia foi composta por professores e alunos bolsistas e voluntários, dos três campi da UENP, dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. “Tudo foi realizado com muita alegria, muitos conhecimentos e experiências foram agregados. Essa vivência, com certeza, será de grande importância para a comunidade local e para a comunidade universitária. As ações foram feitas pelos alunos, evidenciando o protagonismo estudantil e que impactará na formação dos futuros profissionais”, frisou Mariza.


Além da atuação em municípios da região, o programa também prevê a elaboração de uma cartilha. “Estamos preparando um livro com um diagnóstico situacional dos municípios da região de abrangência da UENP. Esse diagnóstico está na fase final de elaboração e vai ajudar a nortear ações como a que aconteceram em Santa Amélia e outras ações de extensão da Universidade na região”, compartilhou Rui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui