Aprovado pelo Profice com patrocínio da Copel, o projeto ‘Um Dedo de Prosa’ está com edital aberto, até dia 20 de janeiro, para a seleção de 20 autores paranaenses que poderão participar da publicação em livro e ainda integrar roda de debate em dez cidades do Paraná. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: http: umdedodeprosa.art.br.
O projeto relaciona de forma híbrida encontro de ideias, palestras e debate com o escritor, quer seja realizado em salas de aula, bibliotecas ou em auditórios das escolas. A proposta é ampliar um diálogo com os alunos sobre a escrita literária, como ainda sobre os bastidores do trabalho do escritor e a Literatura no século XXI, sendo uma oportunidade para os estudantes que têm pouco contato com a escrita literária, pois desmistifica a figura do escritor como um ente distante da realidade do leitor, gerando uma aproximação imprescindível entre criadores e leitores. Tal encontro acontece há mais de 13 anos e surgiu na cidade de Londrina.
Além do encontro literário, o projeto contribui para a cadeia produtiva do livro, afinal distribui a produção tanto dos escritores selecionados, quanto eo projeto. Ao todo já foram distribuídos mais de cinco mil livros.
ENCONTRO NAS CIDADES – Após a seleção via edital, os escritores participantes irão compor o livro ‘Um Dedo de Prosa’, que será distribuído para alunos, escolas e biblioteca pública da cidade selecionada. Cada escritor poderá participar com um texto (prosa ou poesia), que será incluído numa obra de aproximadamente 200 páginas. O livro será distribuído em formato físico durante os encontros e em formato PDF na internet.
As cidades que irão receber os dez encontros literários, com dois escritores por cidade, totalizando duas horas de bate-papo são: Andirá, Cambará, Ibaiti, Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ibiporã, Rolândia, Ivaiporã e Marialva.
Idealizado por Chris Vianna, professora, produtora cultural e diretora do Festival Literário de Londrina – Londrix, o projeto promove desde 2009 a ampliação e discussão sobre literatura. Foi a partir de 2011 que as escolas passarama receber o projeto, oportunizando ao público jovem, estudantil, o acesso à linguagem literária, num bate-papo descontraído, com aqueles que fazem da leitura e escrita o seu ofício.