Vereador por três legislaturas consecutivas (2008 até o momento) e servidor municipal há 23 anos, Fernando Fabrício Pagliaci, aos 43 anos está consolidando um trabalho político além do legislativo como gestor público ao colocar seu nome como pré-candidato a prefeito de Santa Amélia pelo partido PSDB, sigla faz parte da base de apoio do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior. O nome do vereador será levado em convenção do partido, conforme as determinações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e que estão previstas para julho.
O jornal Folha do Norte conversou com o pré-candidato Fabrício Pagliaci.
FN – Por que colocou seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito?
FP – Durante os três mandatos de vereador sempre trabalhei para que a nossa cidade fosse um lugar bom para se viver. Com isso, devido ao nosso trabalho e dos demais companheiros, conseguimos indicar e trazer diversos recursos, obras e veículos para as Secretarias do Município de Santa Amélia. Os resultados foram caminhando de forma positiva, a população e os companheiros sugeriram e depois pediram para que fizesse uma avaliação e colocasse o meu nome à disposição como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.
FN – Neste período como vereador, quais as experiências que adquiriu na Casa de Leis?
FP – A experiência tem sido inigualável, sem dúvida. A aprendizagem é de uma valia muito grande, porque enquanto fui presidente da Câmara na Gestão 2013/2014 ampliamos nosso conhecimento de gestão. E isto nos servirá de parâmetro para o Executivo. Além disso, em ambos os poderes devemos trabalhar e aliar da seguinte forma: a técnica, a política e a humana. Ou seja, a maneira técnica é o conhecimento de como funciona a gestão pública, planejamento e orçamento público do município, das legalidades, prazos, projetos, documentos. A questão política é a experiência adquirida nas relações construídas junto à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, nas Secretarias e Departamentos do Estado. E a questão humana é a maneira desde sempre como acalentamos o povo, de forma sempre respeitosa, tanto na Câmara quanto na Prefeitura, pois é assim que as autoridades municipais devem prestar seu atendimento à população santameliense. E neste período como vereador criamos um vínculo com as pessoas e pudemos ouvir, ver e conhecer as reais necessidades da população nas áreas da saúde, educação, comércio, agricultura, empregos, entre outras.
Também neste período na vereança mantive contatos com vários empresários que têm vontade de se estabelecer na cidade de Santa Amélia futuramente. E nos anos de mandato fomos construindo uma credibilidade para justamente pensar em melhorias de desenvolvimento da nossa cidade.
FN – E neste contato direto, quais são os maiores anseios do povo?
FP – Nas conversas, nos encontros do dia a dia, sem dúvida que a nossa população clama por emprego em nossa cidade. Depois, vem a questão da saúde, da moradia popular, da assistência social e também a questão dos impostos que poderia haver um estudo, um levantamento sobre a possibilidade redução de valores junto à população mais carente e vulnerável do nosso Município.
FN – Você tem uma tradição familiar política. Qual experiência pode ser extraída deste legado?
FP – Sim, realmente temos um histórico político na família, com meus tios: Armando Pagliaci, que foi vereador em 1973 a 1976; e Waldecir Edson Pagliaci (Soco) que foi vereador de 2013 a 2016. Além de meu pai, Valdemar Pagliaci, popularmente conhecido como ‘dr. Dema’, que foi prefeito por duas vezes (1997 a 2000 e 2001 a 2004).
Sem dúvida que temos que aprender sempre com os mais experientes. A sabedoria da vida está justamente nisto. A forma de gestão pública mudou. A forma se fazer política também. Contudo, as boas ideias do passado podem ser reajustadas para o presente. Tenho como exemplo um dos trabalhos desenvolvidos por meu pai quando foi prefeito, principalmente na área de emprego e renda. Me recordo claramente que ele foi o primeiro prefeito a trazer e a instalar as primeiras indústrias em nosso Município e que beneficiou centenas de famílias. Infelizmente, hoje essas empresas não existem mais e de lá para cá, os gestores públicos não procuraram fazer qualquer incentivo, seja fiscal, tributária, de cessão, locatária, para que ficassem ou tivessem iniciativa de trazer outras no lugar. Eu acredito que, um dos maiores desafios do próximo prefeito será esta: a geração de emprego e renda. E sim, este tem que ser o principal objetivo de qualquer administração porque após esta pandemia, tem que haver dinamismo, criatividade e bom vínculo político com as esferas estaduais e federais.
Quando meu pai foi prefeito havia a Secretaria da Indústria e Comércio, que podemos incluir o Turismo, uma pasta importante onde há projetos e programas estaduais e federais com recursos que podemos beneficiar nosso Município. Objetivo é reativar esse setor importante para incrementar o pequeno negócio local e firmar parcerias através de compras públicas, com o comércio de nossa cidade.
FN – E por falar em bom relacionamento político, quais são as suas referências políticas?
FP – Tenho com umas das minhas referências políticas hoje, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, que é um parlamentar municipalista, pois ele sempre busca atender, principalmente as pequenas cidades que carecem de infraestrutura e outras demandas importantes. Na eleição de 2018, nosso grupo político apoiou o deputado Romanelli, resultando no segundo deputado estadual mais votado em Santa Amélia. Atualmente, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, ele é o primeiro secretário da mesa diretiva e faz parte da base de apoio do governador Ratinho Júnior. E também aproveito para deixar claro que o partido ao qual sou filiado, o PSDB, faz parte da base de apoio ao Governo do Estado do Paraná. Já na esfera federal tivemos a grata satisfação de trabalhar e ajudar a eleger a deputada federal mais jovem do Brasil, Luíza Canziani, que é filiada ao PTB e filha do ex-deputado federal Alex Canziani.
Com a parceria certa e apoio destes parlamentares, temos ótimas expectativas em continuar trabalhando e ajudando em trazer mais recursos para obras e melhorias do nosso Município.
FN – Quais foram seus principais projetos protocolados como vereador?
FP – Durante o nosso mandato de vereador apresentamos diversos requerimentos e indicações ao Executivo Municipal, por exemplo: indicação ao prefeito que concedesse aos servidores público municipais AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO; indicação ao prefeito que ISENTASSE DE IMPOSTOS pessoas com deficiência; indicação ao prefeito para REFORMA DO ESTÁDIO MUNICIPAL.
Já a nível estadual pleiteamos junto ao deputado Luiz Carlos Romanelli diversos recursos, como por exemplo: 01 ambulância 0km; 01 van do vigia SUS; 01 van que atende os estudantes universitários, a equipe de atletismo, as equipes de futebol de salão masculino e feminino, e também transporte dos trabalhadores da YAZAKI em Santo Antônio da Platina; 01 Voyage e 01 Ford Ka 0km que estão à disposição do gabinete do prefeito e demais secretarias do Município de Santa Amélia; 01 academia da melhor idade que foi instalada na comunidade indígena Laranjinha; a reforma da Escola Tudja Nhanderú (Aldeia Indígena Laranjinha).
Recentemente conquistamos a reforma da Escola Estadual Carlírio Gomes dos Santos, onde será instalado em todas as salas de aula aparelhos de ar condicionado;
Na área federal, também conseguimos com o deputado federal Leopoldo Mayer um recurso para reforma da estrutura e cobertura metálica do ginásio municipal de esportes. Também conseguimos com o ex-deputado federal Alex Canziani recurso para a construção de quadra poliesportiva na comunidade indígena Laranjinha. E ainda, conseguimos junto a deputada federal Luiza Canziani, recurso para ser aplicado na área de saúde, valor este que foi depositado na conta da Prefeitura de Santa Amélia o valor de R$ 100 mil, no dia 11 de julho de 2019, ou seja, há quase 12 meses.
FN – Qual o seu sonho ou maior desejo para o povo de Santa Amélia?
FP – São vários. Muitos sonhos mesmo, que não são somente meus como pessoa, mas de todo morador daqui. Desejamos contribuir, primeiro como cristão, depois como cidadão, gestor e político, com a finalidade de poder fazer o mínimo de diferença na vida de cada munícipe de Santa Amélia. Vontade não falta. Queremos lutar e correr atrás em conseguirmos gerar emprego, renda, assim como buscar melhorias para a nossa educação seja no ensino fundamental ao universitário. Almejamos ainda reativar o Estádio Municipal de Futebol com a realização de jogos aos domingos e campeonatos regionais durante o ano. São atividades de baixo investimento que promovem saúde, lazer, entretenimento e confraternização. Reativar a Festa do Chopp, seria uma maneira de atração turística para movimentar o comércio local e trazer alegria para nossa comunidade hospitaleira. A Festa Dia das Crianças é um sonho que temos, assim como queremos incentivar e apoiar o grupo da terceira idade, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
E, ainda, queremos atrair algumas indústrias e empresas, conforme o perfil econômico do Município de Santa Amélia, como também firmar importantes parcerias com a Associação Leiteira e também com a Associação dos Hortifrutigranjeiros do nosso Município.
Fernando Fabrício Pagliaci é formado em Tecnologia de Processos Gerenciais pelo Instituto Superior Tupy – SOCIESC do Estado de Santa Catarina, e tem três filhas, Rayssa, Rayane e Lorenzo.