Serviço público de saúde municipal conta com dois exames: RT-PCR e Teste Sorológico

A Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde Bandeirantes devido alguns equívocos e dúvidas por parte da população, a equipe técnica do setor explica que existem diferenças na realização de testes para a Covid-19.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Reinaldo Marqui, foi questionado sobre qual a diferença entre os exames para o Coronavirus. Ele respondeu que hoje o serviço público de saúde municipal conta com dois exames que estão sendo utilizados no enfrentamento detecção e combate a pandemia do novo Coronavírus.

RT-PCR – O RT-PCR (do inglês Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction) é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe (Boca e Nariz).

“Para realizar o procedimento, o tempo de sintomas é primordial, pois é necessário ter no mínimo 3 (três) dias de início dos sintomas e máximo 10 (dez) dias de início dos sintomas para obtermos uma eficiência comprovada no diagnóstico do vírus, onde ao final desse período de janela dos 10 dias, a quantidade de RNA Viral começa a diminuir, assim a identificação do vírus também tende a ser menor”, explicou Marqui.

Para ficar claro o teste RT-PCR (Swab) identifica o vírus no período em que está ATIVO no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada por exemplo: Internação se sintomas graves, Isolamento social se sintomas leves a moderados e outros procedimento pertinente para o caso em questão.

SOROLOGIA (TESTE SOROLÓGICO) – A sorologia, diferentemente da RT-PCR (Swab), verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos (são as defesas que nosso organismo produz frente a invasão de microrganismos patógenos), são elas IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2 (Coronavírus).

“Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente (uma pequena furada na ponta do dedo ou retirada de sangue de sua veia). Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que a produção de anticorpos (resposta de defesa) no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus, então diferentes resultados podem ser obtidos”, esclareceu o biólogo.

MEDIDAS DE CONTROLE – O coordenador da Vigilância em Saúde ressaltou que ambos os testes são medidas sanitárias de controle para o bem coletivo. “O que tem que ficar claro à população em geral é que ambos os Testes, SWAB ou TESTE RÁPIDO, fornecem informações aos serviço de saúde. E é através desses resultados que as medidas sanitárias são tomadas, as medidas de controle da propagação do vírus, pois a prevenção, promoção e proteção à saúde são as ferramentas que contamos nesse momento para evitarmos que novas pessoas se contaminem com o Coronavirus”, defendeu.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui