Uma vez eu li uma frase que dizia assim: “Escolha as suas comparações com sabedoria”.
Achei essa frase bastante inteligente porque embora a gente saiba que fazer comparações nem sempre é saudável, nós o fazemos o tempo todo. E na maioria das vezes, nos comparando a outra pessoa que achamos que é melhor que nós, e nos diminuindo. Porém, a comparação com alguém que serve de modelo para nós, no sentido de nos espelharmos para melhorarmos, é saudável e nos ajuda a subirmos degraus, fazer conquistas e evitar os mesmos erros cometidos pelos outros. Isso nos poupa de problemas.
E porque as comparações são inevitáveis é que devemos escolher com sabedoria quais vamos fazer. E o modo como vamos fazer essas comparações também faz muita diferença. O que eu vou olhar nesta pessoa que vou usar como parâmetro de comparação? As coisas boas, os defeitos, o modo de agir, as conquistas, o patrimônio?
Isso pode nos custar a autoestima, e todos sabemos que a baixa autoestima pode influenciar negativamente nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Ou pode nos motivar a buscarmos melhor capacitação e desenvolvimento pessoal.
Então, antes de fazermos comparações, precisamos pensar em como isso vai ajudar no nosso crescimento profissional e pessoal.
E um cuidado maior se faz necessário: comparar nossos filhos (entre eles e com outras pessoas). A comparação entre os filhos pode gerar uma disputa e animosidade, que podem impactar negativamente o relacionamento entre eles. E a comparação com os outros pode deixá-los inseguros.
Palavras de incentivo os ajudarão a crescer mentalmente fortes s saudáveis.
Se tivermos consciência de todos esses aspectos, poderemos evitar muitas dores de cabeça e a nossa saúde emocional agradecerá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui