Por que há tantas pessoas sofrendo com dores emocionais, depressão? Onde estamos errando? O que ficou perdido no meio do caminho?
Para nos mostrarmos fortes, é muito comum ignorarmos as nossas emoções. Nós as escondemos das pessoas, do mundo e principalmente de nós mesmos. Ser positivo é quase que uma obrigação, principalmente por estarmos tão expostos nas redes sociais.
Claro que nosso estado mental influencia diretamente o nosso comportamento, nossa saúde, nossos relacionamentos, porém a obrigação em nos mostramos bem o tempo todo, faz com que muitas vezes, não encaremos de frente sentimentos e emoções negativas de frustração, medo, insegurança ou quando estamos estressados.
Ignorar as nossas emoções é muito ruim. Faz com que percamos a nossa capacidade para lidar com o mundo da forma como ele é, e não como desejamos que ele seja. E fingir que as emoções negativas não existem, faz com elas fiquem cada vez mais fortes.
Enquanto estivermos vivos, nos estressaremos, ficaremos frustrados, desapontados, teremos o coração partido. Tudo isso nos ajuda a melhorar a nossa capacidade em lidarmos com as vicissitudes da vida. Emoções fortes fazem parte do nosso “viver”, de ter uma vida significativa.
E por falar em estresse, ele não é exatamente negativo. Ele pode ser sim, um fator usado a nosso favor, uma vez que aumenta a secreção de alguns hormônios que nos impulsionam a agir. E essa ação, pode ser usada de maneira proativa. O importante é ter foco no que está acontecendo neste exato momento, para assim sabermos que atitude tomar. Ter foco nesse caso, significa saber exatamente o que está acontecendo e o que estamos sentindo com relação a isso. Essa precisão é muito importante. Não basta apenas dizer: Estou estressado! Temos que saber o que isso significa, porque estou estressado e o que isso está provocado em mim. “Estou estressado porque amanhã tenho uma reunião importante e estou com medo de falhar na minha apresentação.” Ok, então é medo de falhar que eu estou sentindo. Isso vai me dar elementos necessários para que eu dê os passos certos para superar esse estresse. Saber exatamente o que está provocando as nossas emoções e como estamos nos sentindo, nos dará o direcionamento para agir de maneira apropriada.
Quantas pessoas chegam em casa, estressadas do trabalho e acabam descontando nos familiares as suas frustrações? Ou vice-versa.
A prática constante de olharmos para o que está acontecendo no momento, saber identificar o porquê, e o que isso está provocando nas nossas emoções, nos leva a nos enxergarmos, nos vermos como somos e isso certamente facilitará o “ver o outro” e compreendê-lo, ainda que cada um tenha seu próprio universo interno.
Isso nos fará mais fortes emocionalmente e consequentemente mais capazes em lidar com os acontecimentos, melhorar a nossa qualidade de vida e sermos mais assertivos. E a nossa saúde agradecerá.