Dispositivo para vítimas de violência doméstica para ajudar a trazer mais segurança

O dispositivo ‘botão de pânico’ visa ajudar a trazer mais segurança, tanto para as mulheres quanto para demais os demais familiares que também sofrem ameaças e coação pelo agressor

Por Regiane Romão

O deputado federal Boca Aberta enviou um projeto para a Câmara dos Deputados que prevê a criação de um dispositivo (botão de pânico) para as mulheres que são protegidas pela lei Maria da Penha, ou seja, mulheres que vivem ou já viveram algum tipo de agressão.

Esse dispositivo, que já é utilizado em vários municípios do país, é uma forma de prevenir a violência doméstica e também facilitar as denúncias por parte das vítimas.

O dispositivo foi criado pela desembargadora Hermínia Azoury, titular da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Associação dos Magistrados do Espírito Santo (AMAGES). Ele foi implantado de forma pioneira no Espírito Santo em 2013 e, atualmente, já foi distribuído para outros estados brasileiros.

Segundo o deputado federal Boca Aberta, o projeto tem o objetivo de levar mais mecanismos para a vítima de violência doméstica e também para os familiares, que muitas vezes são ameaçados e coagidos pelo agressor. “Precisamos de mecanismos eficazes de proteção, tranquilidade e integridade para que a vítima  possa seguir com a sua vida, livre de qualquer ameaça de modo que a pessoa agredida possa em caso de aproximação do agressor acionar  o que tem sido chamado de ‘botão do pânico’ para que a polícia possa chegar o mais rápido possível ao local e evitar novas agressões contra elas ou outros amigos e familiares”, destacou o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui