Seguindo a recomendação do Governo do Estado, divulgada na terça-feira (08), todas as pessoas maiores de 18 anos devem ser vacinadas

Por Regiane Romão

O município de Cornélio Procópio ainda enfrenta números altos de infectados pelo novo coronavírus, porém a vacinação da população segue em ritmo acelerado. As pessoas, sem restrições, com 48 anos completos ou mais já começaram a ser imunizadas a partir dessa sexta-feira, 11. Além dessa faixa etária, as gestantes com comorbidades acima de 18 anos também passaram a receber a dose.

O local de vacinação está sendo o Colégio. A pessoa que vai tomar a vacina deve levar carteira de vacinação, RG, CPF e comprovante de endereço.

Até quarta-feira (09), Cornélio Procópio tinha registrado 521 casos ativos da doença e 223 em investigação. O número de procopenses que perderam a vida em decorrência da doença desde o início da pandemia atingiu a 129 vítimas.

Em Andirá, a vacinação estava sendo realizada em pessoas com 54 anos ou mais até quinta-feira (10).

Já em Bandeirantes, a vacinação no grupo geral seguia imunizando pessoas acima de 57 anos até quinta-feira (10). O município viu o número de casos de infectados disparar nos últimos dias. O boletim divulgado dia 09/06 somava 315 casos ativos e 100 suspeitos. Vítimas em óbito chegaram a 114 pessoas, que morreram por complicações da doença em Bandeirantes.

Após o Governo do Estado indicar que todos os grupos deveriam ser vacinados, a Secretaria de Estado da Saúde informou na terça-feira (08) passada que todos os 399 municípios deveriam estar em processo de imunização da população adulta em geral, ou seja, as pessoas entre 18 e 59 anos que não se enquadram nos grupos prioritários.

A expansão do cronograma de vacinação foi possibilitada pela iniciativa do Governo do Estado de reservar parte da 22ª pauta de distribuição do governo federal para dar início ao escalonamento etário abaixo dos 60 anos. A remessa enviada aos municípios na semana passada separou 137.353 (38%) das 360.250 doses para o novo público. Os imunizantes são da Covishield, desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford.

“As vacinas estão chegando e não podemos ficar paradas. A ordem é ir ampliando o público que será imunizado conforme a idade, chegando até aqueles mais novos que estão fora das prioridades. O objetivo do Governo do Estado é no fim do ano ter todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas contra a Covid”, ressaltou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui