Aconteceu na manhã do último dia 19, em frente à Praça Valderi Mendes Vilela (Praça Brasil/Japão), o hasteamento da bandeira amarela em celebração à vida, compondo a campanha Setembro Amarelo que visa a prevenção ao suicídio.
O evento contou com a participação dos alunos Escola Municipal Leda de Lima Canário que como diretora professora Valdirene Gusmão; presença da secretária da Educação e Cultura, Valquíria Bonacini Martins e da equipe de trabalho; da pastora Glória da Igreja Fruto do Espírito Santo que na ocasião fez uso da palavra; além dos integrantes do projeto Viver Bem e dos professores da Equipro (Associação de Professores e Voluntários da Saúde e do Esporte).
A empresária e profissional de Educação Física, Mônica Moskado, destacou que o evento teve como objetivo chamar a atenção com foco na conscientização das pessoas sobre os fatores de risco para o comportamento suicida. “Como também a importância de orientação para o tratamento adequado de transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio”, comentou e mencionou que o tema tem sido objeto de palestra desenvolvido por ela durante encontros e reuniões em diversas cidades da região. “Celebrar a vida é viver cada momento como único. É contemplar a beleza do respirar e a frescura do sorrir. Celebrar a vida é amar. É abraçar tudo o que se apresenta em cada dia e em cada momento, é ver em tudo o que os olhos físicos observam. É perceber que fazemos parte de tudo e tudo faz parte de nós, porque tudo é dentro e nada é fora. Celebrar a vida é sentir leveza em cada despertar e acordar com a certeza que tudo está feito, apenas preciso Ser. É aceitar que somos um ser perfeito e que temos tudo para alcançar o que pretendemos”, definiu Mônica e reforçou que o tema deve ser discutido por toda a sociedade para que vidas possam ser salvas.
A CAMPANHA – A campanha trabalha a prevenção ao suicídio e foi lançada em 2014 por meio de uma associação entre o Centro de Valorização à Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), estendendo a conscientização do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre no dia 10 de setembro desde 2003.
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. (Por Talitha Dalacosta).