Castapet: controle populacional de cães e gatos, além de evitar riscos de zoonoses

Regiane Romão

O programa estadual permanente de esterilização de cães e gatos, o ‘Castrapet’, será realizado na próxima semana em Cambará. O projeto é desenvolvido entre a Sedest (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) em parceria com as prefeituras e tem como objetivo castrar animais de rua e animais que têm como tutores pessoas de baixa renda. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o programa é de extrema importância, já que visa também o controle populacional de cães e gatos, além de evitar os riscos de zoonoses.

Em Cambará, durante o mês de junho, foi realizado um cadastro para que posteriormente fosse feita a seleção dos animais que participarão da primeira etapa da castração. Já nessa semana, os munícipes cambaraenses serão chamados para buscar o agendamento da castração. Ao todo 1.200 animais foram listados, mas apenas 500 a 600 serão esterelizados na próxima semana. De acordo com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em uma segunda etapa, os animais que foram cadastrados e não foram selecionados, poderão participar da nova seleção e a população em geral poderá inscrever os animais.

PROGRAMA DE CASTRAÇÕES – O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com apoio das prefeituras, busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A meta do programa é que até final de 2022 a castração ocorra em 60% dos municípios paranaenses.

Foram realizados dois pregões eletrônicos em dezembro de 2019 para a contratação das duas empresas que farão as castrações de 15 mil animais, em 45 municípios, durante o ano de 2020, até início de 2021.

O recurso de mais de R$ 2,4 milhões é oriundo de emendas parlamentares.

O Programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis), e para a saúde das pessoas com informações referentes à importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA? – Os municípios que desejam realizar as castrações devem entrar com solicitação junto à Secretaria ou aos Deputados Estaduais para liberação de recurso.

As prefeituras contempladas que definem os critérios de atendimento (CAD Único, protetores, OCS, animais de rua, etc) de acordo com a realidade do município. O agendamento da população é feito diretamente com a prefeitura.

No momento da inscrição, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Todos os animais devem ser cadastrados no Pet Amigo – Cadastro Estadual de Animais de Companhia.

Os que forem castrados receberão um microchip, cujo número também deverá constar neste cadastro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui